Como fazer a limpeza de tapetes
Quem tem tapete sabe que o conforto que ele proporciona é inversamente proporcional à praticidade na hora da limpeza. O segredo mesmo é não deixar acumular e fazer uma limpeza quase que diária para evitar ácaros e sujeiras indesejadas. Nessa hora, existem alguns cuidados para que o tapete ou carpete não fique danificado.
Muitas pessoas ainda mantêm o hábito de esfregar os tapetes e carpetes com escovas ou vassouras com cerdas mais duras, o que pode acarretar danos permanentes à estrutura do material. Em geral, tapetes não se dão muito bem com vassoura e os persas rejeitam até alguns modelos de aspirador de pó, vassoura então, nem se fala. Seus fios são muito sensíveis e necessitam de um tratamento especial para preservar os nós.
Especialistas também indicam que a vassoura apenas levanta o pó. O segredo da limpeza no caso dos tapetes está na espuma. Independente do produto que você for utilizar, é ela quem traz as sujeiras para a superfície e possibilita a sua remoção.
Para quem procura soluções para a limpeza de tapetes, vamos indicar produtos profissionais e outros mais comuns. Como o vinagre, por exemplo, um desinfetante natural, que toda dona de casa deve ter à mão e quando dissolvido com detergente neutro e água morna, funciona como um limpador extremamente eficiente.
Já para uma higienização mais profunda e manchas mais difíceis, recomenda-se produtos profissionais especializados para limpar tapetes e carpetes. Existem muitos no mercado, mas dificilmente serão encontrados nos supermercados. Eles estão á venda em lojas especializadas, são de uso técnico e devem ser aplicados sempre com uma diluição mínima. Para utilizá-los leia sempre as informações do rótulo antes, assim você protege a sua saúde e o seu patrimônio.
Gostou de nossas dicas ou tem mais alguma dúvida refente a limpeza de tapetes? Deixe um comentário!