7 dicas para você aumentar as vendas em 2017
Em épocas de recessão econômica, costumamos ouvir muitas pessoas falando que seu negócio não vai bem “por causa da crise”, ou que a “economia está complicando o crescimento”. O certo é que mesmo com a recessão, ainda há quem consiga resistir à crise e crescer apesar dela.
Como? José Ricardo Noronha, especialista em vendas e professor da Federação Instituto de Administração responde: “A primeira coisa é vender confiança. As pessoas não estão comprando porque estão desconfiadas”, diz o profissional.
Este é o momento de aproximar a sua marca do cliente, mantendo contato constante com informações e programas de fidelização. É preciso mostrar valores e competência àqueles que desejamos alcançar, uma vez que precisa-se sobreviver e expandir em um mercado competitivo onde a clientela, desconfiada, busca segurança e qualidade, muitas vezes sem querer pagar mais por isso.
Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para aumentar as vendas em 2017, ampliando o alcance da sua marca. Muitas dessas dicas utilizamos em 2016 e nos trouxeram excelentes resultados, agora queremos compartilhar com você.
1 – Tenha uma mentalidade vencedora
Comece um novo ano com confiança. Esse será o seu maior diferencial quanto aos seus competidores.
O ser humano é a única espécie do reino animal capaz de escolher diversos significados diferentes para o mesmo acontecimento. Portanto, busque soluções, e não problemas; vá atrás de oportunidades. A história nos mostra que o sucesso só vem a quem, apesar de todos os obstáculos, consegue manter o pensamento positivo e seguir em frente.
Em momentos em que a economia está conturbada, é fundamental para o gestor não se deixar levar pelo pessimismo e negatividade. Você, como líder, deverá ser o exemplo de atitude positiva para todos.
O líder é quem dará os rumos à equipe. É preciso que você se comunique bem com seus colaboradores e que tenha uma atitude positiva ao que virá, tendo consciência da situação difícil que virá, mas com confiança que todos unidos conseguirão superar e conquistar os resultados que almejam.
2 – A importância da visita
Todo empresário gosta de ver sua empresa reconhecida e expandindo. Além daqueles que já conhecem sua marca, é importante para o crescimento a prospecção de novos clientes e, através deles, a ampliação do poder de alcance que seu produto terá no mercado.
Para sair da inércia, mapeie regiões onde você não costuma ter muitos clientes e visite rua por rua atrás de consumidores, como empresas e lojas. Vendedores bem instruídos que conhecem o produto têm uma chance muito maior de contatar clientes desconhecidos, especialmente apresentando amostras dos produtos, comparando-os com os já utilizados no mercado. Isso demonstra ao consumidor que a empresa se compromete com o bem-estar dele e em oferecer itens de qualidade superior por um preço competitivo. Pode ter certeza, com essas visitas, você encontrará diversas empresas que nem sabia que existiam.
É fundamental transmitir confiança e qualidade durante as visitas, já que num momento de crise muitas pessoas optam por comprar confiança – e por preços acessíveis.
3 – Treine seus vendedores
Se você quer aumentar as vendas em 2017, um bom vendedor é quem fará tudo acontecer. É ele que irá atrás dos clientes, apresentará os produtos e tentará convencê-los a comprar. É preciso sempre buscar melhorias e avanços no modo operacional, a fim de estimular ainda mais seus profissionais e aumentar sua capacidade de negociação.
É imprescindível manter estudos contínuos e sempre ofertar novos cursos. Já que novas metodologias são desenvolvidas a todo momento, você deve deixar seus funcionários preparados e equiparados ao mercado. Além disso, entender sobre os diversos itens do seu mix, e as diferenças e utilidades de cada produto químico, por exemplo.
É preciso conquistar o cliente. Muitas vezes para fazer isso é preciso sair do básico. Vai desde informá-lo sobre lançamentos e promoções, melhorar a linguagem falada e escrita até manter a sua marca fixada na cabeça do consumidor com constante suporte e auxílio técnico. Mostre seus vendedores que, durante a venda, o relacionamento que é criado entre ele e o cliente é fundamental.
4 – Presença digital
Em um mundo conectado, ter uma boa presença na internet é fundamental. É, em termos gerais, o modo em que a sua empresa irá se mostrar relevante e inovadora dentro do ambiente virtual; ainda mais estando em tempos em que a internet se faz uma grande maneira de pessoas buscarem por informações e opiniões.
Contrate um profissional adequado para desenvolver o seu site empresarial, dando ênfase aos detalhes que tornam a navegação mais dinâmica e prazerosa. Quando feito voltado ao seu público-alvo específico, passa mais credibilidade à sua marca, fixando-a na mente do visitante.
Além de um site próprio, utilizar o Facebook como meio de divulgação também traz resultados positivos.
O Facebook possui dois tipos de conta: a pessoal e a fanpage, e ambas têm propósitos distintos. Ressaltamos que ter um perfil pessoal é diferente de uma fanpage, uma vez que o primeiro é de uso exclusivo seu, sendo sua conta pessoal; a fanpage é voltada apenas para empresas e o relacionamento delas com seus clientes.
Para criar uma fanpage da sua empresa, abra a página inicial do Facebook e clique em “criar uma página”, no rodapé do site. Ao fazer isso, você encontrará uma interface com diversas opções de segmento de mercado. Selecione a que mais se encaixa com o perfil de sua empresa.
Após clicar no ícone, selecione uma categoria para o perfil, determinando qual a área de atuação da empresa. Também preencha o campo com o nome da companhia.
Em seguida, o próprio Facebook se encarrega de guiar passo a passo até a conclusão, bastando seguir as instruções que ele apresenta. Por fim, insira uma boa foto de perfil, crie uma descrição da empresa e selecione o endereço virtual da página, que virá na URL do site.
Agora que sua página está criada, você ganhará acesso às ferramentas providenciadas pelo Facebook, incluindo um pequeno tutorial que demonstra para que serve cada uma das funções da página. Depois disso você pode convidar seus amigos para curtir e compartilhar a página e seus conteúdos. Essa estratégia impulsiona o alcance da fanpage, contando que você crie novos conteúdos de interesse do público e mantenha a página atualizada ao menos duas vezes por semana.
Além do mais, já que o Facebook não mostra a postagem para todos, há a opção de direcionar o investimento para impulsionar suas postagens, fazendo com que mais pessoas tenham contato com elas. O investimento nessa ferramenta é muito menor do que as mídias tradicionais, e tende a apresentar resultados muito melhores, já que você pode escolher as regiões onde o seu anúncio aparecerá.
Outra ferramente interessante que vale ser citada é o Google Meu Negócio, que permite ao usuário cadastrar sua empresa no Google+ e no Google Maps. Dessa forma, os usuários descobrem como entrar em contato ou chegar na sua loja pelas redes sociais ou pelo sistema de mapas do Google.
Será que você precisa de um e-commerce?
Uma loja virtual normalmente é desejada para suprir demandas de onde a estrutura física não consegue chegar. Por mais que muitos empreendedores estejam migrando para o comércio eletrônico, é preciso levar em conta se é realmente o que você precisa, dado o momento ou o porte da sua empresa.
O e-commerce estará aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre preparado para atender seus clientes, sejam eles de qualquer estado brasileiro. Com isso você pode ter custos altos de implantação, controle de estoque e atendimento.
O custo em transporte do material tende a ser encarecido dependendo de onde o comprador e o vendedor se encontram, podendo muitas vezes superar o valor de empresas maiores com loja virtual mais preparada.
Em questão de suporte, é necessário ter alguém para sanar as dúvidas, reclamações e pedidos de clientes o tempo inteiro. Se a ajuda imediata não for oferecida por você, será oferecida pelo seu concorrente.
De modo geral, é importante ponderar se o investimento de entrar com seus produtos na internet proverá o retorno esperado. Caso contrário, pode ser apenas um gasto a mais e prejudicar a difusão da sua marca e o seu foco de vendas.
5 – O mix de produtos campeão
Ter uma boa variedade de produtos em seu estoque também ajuda no aumento de vendas. Ofertando a mercadoria correta de acordo com as necessidades do cliente, toda a demanda será coberta; de modo que esse cliente não precisará se dirigir a outros estabelecimentos para adquirir novos artefatos que poderia comprar com você. Um exemplo disso é um indivíduo que entra em uma loja para comprar agentes químicos de limpeza e baldes de plástico. Posicionando estrategicamente luvas de limpeza nas proximidades dos itens citados, esse cliente optará por comprá-las também, tanto pela praticidade quanto por possíveis descontos e promoções.
A diversidade de produtos que seu mix abrangerá também é muito importante. Tomando o detergente como exemplo, você pode ofertar uma variedade econômica, com preço mais acessível para disputa no mercado; outra mais cara porém de maior qualidade.
6 – Propaganda diferenciada – O melhor custo/benefício
Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. É ela que leva o seu nome e sua oferta ao público, possibilitando a venda. No entanto, muitas vezes precisamos fugir do convencional e buscar novas modalidades de divulgação.
Essa busca por inovação é o principal diferencial que você pode ter em 2017 em relação aos seus concorrentes. Uma das novas formas de propaganda com baixo investimento e alto impacto é comercializar itens personalizados com a sua marca, que podem ser desde dispensers para banheiro, como toalheiros, saboneteiras e papel higiênico rolão, até papéis, químicos ou equipamentos. Com eles sua marca fica exposta na casa ou empresa de seus clientes por muito tempo.
7 – Se você tem loja física, capriche na organização
Crie um ambiente que cause aconchego em quem estiver nele. Plantas, fotografias ou pinturas artísticas são excelentes escolhas para criar um ambiente prazeroso ao visitante.
É interessante também manter produtos organizados por cor, tamanho ou utilidade, além de deixar alguns para amostragem e comparação. Essa é a melhor maneira de demonstrar as diferenças entre um produto e outro (seja por preço ou qualidade) e se diferenciar dos concorrentes. Muitas vezes o cliente optará por um produto de menor preço, mas que não implica necessariamente em uma margem de lucro menor para você. Lembre-se: o importante é vender e deixar seu cliente satisfeito.
Em caso de lançamentos e promoções, sinalize os produtos participantes. Chame a atenção de quem entra na sua loja às prateleiras que ficarão os destaques de maneira sutil, porém incisiva e sem poluição visual. As pessoas sentem-se bem em lugares limpos e organizados.
Confira outras dicas de organização do interior da loja em nosso E-book: 19 dicas para sua loja de produtos de limpeza vender mais e na matéria Como organizar sua vitrine e vender mais
Ou seja, claro que os resultados não serão fáceis durante esse ano. Tudo exigirá mais esforço e planejamento. Para continuar batendo suas metas, será preciso sair da zona de conforto, tentar coisas novas, errar, aprender com o erro, recomeçar…
Mas a história da humanidade nos mostra: todos os grandes homens e mulheres que alcançaram seus objetivos e realizações pessoais desenvolveram uma convicção inabalável, uma paixão e vontade de tornar reais os seus anseios.
Por mais adversos que estejam os tempos, o maior erro do profissional é perder a confiança e deixar de remar na direção do sucesso. Independente da redução do dinheiro que circula no país, sempre haverá o bolo do PIB nacional, e cabe a nós nos perguntarmos qual será nossa fatia dele.
Portanto, seja ao buscar as melhores vantagens para seus clientes e para sua empresa, procure a excelência em todas as suas atividades. O sucesso e a satisfação podem depender de muitos fatores, mas o principal de tudo começa na sua mente.