Dicas de Vendas

Como melhorar suas vendas por e-mail

7 de março de 2019
Como melhorar suas vendas por e-mail

O e-mail marketing é uma das formas mais antigas de promoção e divulgação pela internet. Entretanto continua sendo uma das formas mais eficientes de se obter resultados.

Principalmente se considerarmos que nem todos os clientes em potencial de uma empresa se encontram nas redes sociais, são leitores de blogs ou até mesmo têm o hábito de acessar seu site, mas que cerca de 90% dos usuários de internet possuem um e-mail e o acessam com grande frequência.

Pensando nisso, listaremos aqui algumas dicas a fim de que você tenha sucesso nas suas vendas por e-mail.

1. Defina um objetivo

O primeiro passo é definir o objetivo do e-mail. O que você deseja que seus contatos façam quando o abrirem? O intuito pode ser que eles acessem um novo post de seu blog, participem de uma promoção, comprem um produto ou até mesmo visualizem uma proposta comercial.

Ao definir seu objetivo de maneira clara, você terá automaticamente conhecimento sobre o tópico, formato e conteúdo de sua mensagem. Visto que é impossível saber o que escrever se você simplesmente não tem ideia de qual é o objetivo final do e-mail.

2. Vá direto ao ponto

Os clientes são mais propensos a responder e-mails curtos e diretos.

Não envie e-mails com assuntos que dão voltas e façam o leitor perder seu tempo. Mostre como sua empresa pode agregar às suas vidas e por que eles devem optar por consumir seu produto, serviço ou conteúdo.

3. Lista própria

A compra de listas de e-mails está entre as formas menos trabalhosas de se conseguir uma lista de contatos descomunal. Talvez por isso continue sendo feita até hoje mesmo a aquisição desse tipo de material sendo considerada crime de acordo com o Código Penal.

Porém, é importante lembrar que as pessoas que recebem e-mails através dessa lista não fazem ideia de como sua empresa conseguiu o contato delas. E isso acaba por causar uma impressão muito ruim na hora do recebimento.

Por isso, gere uma lista de contatos própria. Embora mais trabalhoso, o esforço é válido, já que as pessoas inscritas nela de fato têm interesse pela sua empresa e os serviços ou conteúdos oferecidos por ela, além de terem dado a devida autorização para receberem seus e-mails.

Outra dica importante é sempre deixar a opção de cancelamento da inscrição disponível em seus e-mails. Afinal, pode ser que o leitor acabe por perder o interesse em algum momento e ter essa opção faz com que ele se sinta respeitado e não tenha a sensação de que a empresa está lhe incomodando com mensagens indesejadas.

4. Conteúdo

Depois de obter seus contatos, procure continuar gerando conteúdo de qualidade para eles.

Não se limite a enviar apenas ofertas e promoções para o seu público, use do marketing de conteúdo para agregar valor à vida das pessoas. Esse é o verdadeiro segredo para aumentar suas vendas por e-mail e fazer com que o público veja sua empresa com maior relevância.

Envie atualizações de seu blog, novos vídeos em seu canal no Youtube, novidades do mercado, matérias de outros especialistas no seu ramo e assim por diante. Quanto mais conteúdo gratuito e de qualidade você gerar para as pessoas, maiores serão suas chances de vendas futuras.

5. Personalize o seu e-mail

Quando for possível personalize seus e-mails (coloque dados pessoais do cliente como nome, sobrenome e/ou empresa). Faça-os parecer uma conversa direta com cada pessoa que recebe a mensagem, evitando mensagens automáticas e pouco interativas. Assim você terá um contato mais íntimo com o cliente e fará com que ele se sinta, de certa forma, especial.

Pesquisas revelam que mensagens personalizadas têm taxas de abertura 29% maior do que as demais, enquanto a taxa de cliques é 41% maior.

6. Legibilidade

Faça um conteúdo fácil de ler e pense sempre na melhor visualização para seus e-mails.

Utilize modelos que se adéquem a todos os dispositivos (notebooks, computadores, tablets ou smartphones), que tenham uma fácil leitura e com um corpo mais limpo, evitando a poluição visual.

Também procure organizar os textos de forma clara, para que o leitor possa fazer uma leitura dinâmica nos primeiros segundos e depois decidir se lerá por completo.

– Use cabeçalhos e divida o texto por subtítulos;
– Utilize frases e parágrafos curtos;
– Tome extremo cuidado com os erros de ortografia;
– Use marcadores e destaque as informações mais importantes. Mas busque enfatizar o mínimo possível de palavras, para que o texto não fique poluído;
– Crie uma assinatura padrão para o seu e-mail, ela ajuda o cliente em potencial a ter mais informações sobre você (como nome e outras formas de contato).

7. Ofereça opções de engajamento

Busque colocar links interativos dentro do e-mail, como ícones de suas redes sociais e botões para compartilhamento da mensagem. Você também pode oferecer imagens linkadas que encaminhem o leitor para o assunto do e-mail (como uma promoção, produto ou E-book, por exemplo).

Isso facilita para que o contato compartilhe seu post com outras pessoas.

8. Teste e analise

E por último, mas não menos importante: faça testes! Acompanhe a entregabilidade de seus e-mails, taxa de cancelamentos de inscrição, aberturas, cliques e outros dados pertinentes para acompanhar o desempenho de suas mensagens.

Assim você poderá testar títulos e mensagens diferentes, horários diversos e dias alternados, sempre acompanhando as interações para saber o que mais gera resultado em suas vendas por e-mail.

E lembre-se:

Embora você use o e-mail com o intuito de gerar mais vendas para a sua empresa, ele continua sendo uma ferramenta de marketing digital focada no relacionamento. Por isso, não desperdice a oportunidade de gerar valor na vida de seus contatos e aumentar a sua intimidade com eles.

Garanta que as suas mensagens de e-mail tenham um objetivo claro e, acima de tudo, ofereçam uma boa experiência para o seu contato. Em suma, os e-mails de vendas que obtém uma maior taxa de respostas são curtos e simples, com uma abertura intrigante, um benefício que o cliente possa entender facilmente e um fechamento que tenha uma chamada para ação de fácil execução.


Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica de vendas por e-mail que gostaria de compartilhar? Deixe um comentário.


Confira também: Os segredos para aumentar suas vendas por telefone


 

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