Dicas de Vendas

A importância do marketing digital para sua empresa de produtos de limpeza

9 de fevereiro de 2017
A importância do marketing digital para sua empresa de produtos de limpeza

Estamos em um momento de rápida expansão dos negócios digitais. Todos os dias são criados novos sites, aplicativos, plataformas e ideias que impulsionam a comunicação das empresas, criando novos métodos de ofertas de produtos e relacionamento com a base de clientes.

Pode-se dizer que a internet abriu um novo espaço para pessoas e empresas marcarem sua presença. O Marketing, que sempre teve como função a criação e desenvolvimento de estratégias de comunicação e vendas, tem agora um novo método para tal; muito mais rápido, econômico e eficiente nesse meio.

Essa comunicação virtual também possibilitou um fenômeno totalmente novo: Hoje, antes de comprar qualquer produto, o brasileiro procura na internet por mais informações acerca desse e da empresa que o vende. Pesquisas indicam que mais de 80% dos entrevistados disse procurar por informações específicas sobre a empresa antes de comprar algum produto pelo e-commerce ou loja física. Desses, 70% procuram tais informações em fóruns ou blogs.

Então, se você ainda se pergunta quando será um bom momento para investir em presença digital, a melhor resposta é: hoje mesmo!

Inicialmente, criar uma Fanpage nas redes sociais é a primeira ideia que vem à cabeça. Com ela, é possível construir uma aproximação com o consumidor e até mesmo concretizar negócios; tudo isso enquanto garante seu espaço onde a clientela também está. O que mais funciona e pouca gente faz é fornecer, através dessas fanpages em mídias sociais, conteúdo interativo sobre o tema ou segmento de seu negócio.

redes_sociaisAtravés do Facebook, é possível informar ações, promoções e campanhas da empresa, tornando-a mais “humanizada” aos olhos do público que usa em peso essa rede social. Pelo Twitter, é possível compartilhar informações instantaneamente, causando uma presença digital facilmente difundida ao dar qualidade momentânea às mensagens.

Seja pelas redes aqui citadas, Instagram, Google+ ou outras também muito conhecidas como o Youtube, o importante é garantir uma visibilidade positiva à sua marca, com conteúdo de qualidade que seja ao mesmo tempo ligado ao ramo de atividade da empresa e de interesse do consumidor, estimulando interação. Muitas empresas usam das redes apenas para vender seu “peixe”, o que muitas vezes acaba sendo massante aos olhos do cliente. Ninguém quer ver apenas propaganda, oferecer conteúdo também é importante.

Outra ferramenta que ganha espaço ultimamente é o blog empresarial, onde o marketing se concentra em criar conteúdo relativo à empresa que envolva o cliente em uma relação que vá além do clássico “consumidor e fornecedor”, mas desenvolver conteúdos que ajudem os clientes, como este que você está lendo.

Dessa forma é possível aproximar-se do cliente e sanar suas dúvidas, além de demonstrar domínio da própria empresa sobre seus produtos. Posteriormente utilizando das redes sociais para divulgar tal conteúdo, abrindo espaço para o público comentar, sugerir, compartilhar e exibir suas opiniões. Dessa maneira, não só a empresa ampliará sua presença no mundo online como também potencializará a credibilidade da marca, fixando-a na mente de seus seguidores e possivelmente fidelizando-os.

De qualquer maneira, atingir o usuário é essencial. Para tal, além de seguir tendências da internet e ouvir feedbacks positivos e negativos, há ainda quem aposte na contratação de planos de publicidade online, como o Google AdWords, por exemplo. Com essa ferramenta, você poderá definir como e onde as publicidades de sua empresa serão exibidas no serviço de busca. Isso significa que ao contratar o serviço, seu site ou blog empresarial aparecerá entre os primeiros resultados de busca do Google.

google_pesquisa_goedertImagine, por exemplo, que alguém digite “panos de limpeza” na barra de pesquisa. Essas palavras são denominadas como as “palavras-chave” do anúncio. Junto aos resultados da pesquisa orgânica (anúncio não-pago), aparecerão também os anúncios patrocinados no topo da janela feitos por empresas fornecedoras de tênis de corrida que pagaram para ter seu produto exposto em posição privilegiada.

A partir dessa técnica, você criará uma rede de pesquisas. Isso significa que sempre que alguém procurar por uma das palavras-chave que você cadastrou, haverá chances de seu anúncio aparecer como resultado da busca.

Uma opção interessante oferecida pelo AdWords é a segmentação dos anúncios. Isso significa que o proprietário de uma loja de materiais de limpeza localizada em um bairro específico pode segmentar seus anúncios para serem exibidos apenas para Ips desse mesmo bairro e seus arredores, focando no público-alvo para o qual deseja vender.

A ferramenta também possibilita formas distintas de investimento: ao criar o anúncio, são oferecidas as opções de pagar a cada clique recebido ou criar uma verba diária. Por exemplo, coloca-se R$ 10,00 de verba diária para impulsionar um anúncio; quando esse valor é atingido, o anúncio deixa de ser exibido.

É um fato que empresas com uma presença positiva na internet possuem um diferencial quando comparadas à concorrência. Através de boas estratégias, o marketing digital cria reputação e passa relevância aos serviços prestados pela marca. Garantindo um uso correto das ferramentas apresentadas no texto, a empresa tornar-se-á mais eficiente, abrangendo um mercado inovador e efervescente de mais de 80 milhões de internautas só no Brasil.

Gostou das dicas? Tem alguma sugestão para o texto? Deixe seu comentário!

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