A importância do marketing digital para sua empresa de produtos de limpeza
Estamos em um momento de rápida expansão dos negócios digitais. Todos os dias são criados novos sites, aplicativos, plataformas e ideias que impulsionam a comunicação das empresas, criando novos métodos de ofertas de produtos e relacionamento com a base de clientes.
Pode-se dizer que a internet abriu um novo espaço para pessoas e empresas marcarem sua presença. O Marketing, que sempre teve como função a criação e desenvolvimento de estratégias de comunicação e vendas, tem agora um novo método para tal; muito mais rápido, econômico e eficiente nesse meio.
Essa comunicação virtual também possibilitou um fenômeno totalmente novo: Hoje, antes de comprar qualquer produto, o brasileiro procura na internet por mais informações acerca desse e da empresa que o vende. Pesquisas indicam que mais de 80% dos entrevistados disse procurar por informações específicas sobre a empresa antes de comprar algum produto pelo e-commerce ou loja física. Desses, 70% procuram tais informações em fóruns ou blogs.
Então, se você ainda se pergunta quando será um bom momento para investir em presença digital, a melhor resposta é: hoje mesmo!
Inicialmente, criar uma Fanpage nas redes sociais é a primeira ideia que vem à cabeça. Com ela, é possível construir uma aproximação com o consumidor e até mesmo concretizar negócios; tudo isso enquanto garante seu espaço onde a clientela também está. O que mais funciona e pouca gente faz é fornecer, através dessas fanpages em mídias sociais, conteúdo interativo sobre o tema ou segmento de seu negócio.
Através do Facebook, é possível informar ações, promoções e campanhas da empresa, tornando-a mais “humanizada” aos olhos do público que usa em peso essa rede social. Pelo Twitter, é possível compartilhar informações instantaneamente, causando uma presença digital facilmente difundida ao dar qualidade momentânea às mensagens.
Seja pelas redes aqui citadas, Instagram, Google+ ou outras também muito conhecidas como o Youtube, o importante é garantir uma visibilidade positiva à sua marca, com conteúdo de qualidade que seja ao mesmo tempo ligado ao ramo de atividade da empresa e de interesse do consumidor, estimulando interação. Muitas empresas usam das redes apenas para vender seu “peixe”, o que muitas vezes acaba sendo massante aos olhos do cliente. Ninguém quer ver apenas propaganda, oferecer conteúdo também é importante.
Outra ferramenta que ganha espaço ultimamente é o blog empresarial, onde o marketing se concentra em criar conteúdo relativo à empresa que envolva o cliente em uma relação que vá além do clássico “consumidor e fornecedor”, mas desenvolver conteúdos que ajudem os clientes, como este que você está lendo.
Dessa forma é possível aproximar-se do cliente e sanar suas dúvidas, além de demonstrar domínio da própria empresa sobre seus produtos. Posteriormente utilizando das redes sociais para divulgar tal conteúdo, abrindo espaço para o público comentar, sugerir, compartilhar e exibir suas opiniões. Dessa maneira, não só a empresa ampliará sua presença no mundo online como também potencializará a credibilidade da marca, fixando-a na mente de seus seguidores e possivelmente fidelizando-os.
De qualquer maneira, atingir o usuário é essencial. Para tal, além de seguir tendências da internet e ouvir feedbacks positivos e negativos, há ainda quem aposte na contratação de planos de publicidade online, como o Google AdWords, por exemplo. Com essa ferramenta, você poderá definir como e onde as publicidades de sua empresa serão exibidas no serviço de busca. Isso significa que ao contratar o serviço, seu site ou blog empresarial aparecerá entre os primeiros resultados de busca do Google.
Imagine, por exemplo, que alguém digite “panos de limpeza” na barra de pesquisa. Essas palavras são denominadas como as “palavras-chave” do anúncio. Junto aos resultados da pesquisa orgânica (anúncio não-pago), aparecerão também os anúncios patrocinados no topo da janela feitos por empresas fornecedoras de tênis de corrida que pagaram para ter seu produto exposto em posição privilegiada.
A partir dessa técnica, você criará uma rede de pesquisas. Isso significa que sempre que alguém procurar por uma das palavras-chave que você cadastrou, haverá chances de seu anúncio aparecer como resultado da busca.
Uma opção interessante oferecida pelo AdWords é a segmentação dos anúncios. Isso significa que o proprietário de uma loja de materiais de limpeza localizada em um bairro específico pode segmentar seus anúncios para serem exibidos apenas para Ips desse mesmo bairro e seus arredores, focando no público-alvo para o qual deseja vender.
A ferramenta também possibilita formas distintas de investimento: ao criar o anúncio, são oferecidas as opções de pagar a cada clique recebido ou criar uma verba diária. Por exemplo, coloca-se R$ 10,00 de verba diária para impulsionar um anúncio; quando esse valor é atingido, o anúncio deixa de ser exibido.
É um fato que empresas com uma presença positiva na internet possuem um diferencial quando comparadas à concorrência. Através de boas estratégias, o marketing digital cria reputação e passa relevância aos serviços prestados pela marca. Garantindo um uso correto das ferramentas apresentadas no texto, a empresa tornar-se-á mais eficiente, abrangendo um mercado inovador e efervescente de mais de 80 milhões de internautas só no Brasil.
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