Aumente sua produtividade no trabalho com essas 10 dicas
A produtividade é um fator muito importante para quem quer se destacar em seu mercado de trabalho. Fazer mais com menos é o objetivo de toda empresa, para que se consiga continuar competitiva e alcançar melhores resultados.
Diferente do que muita gente pensa, ser produtivo não é algo mágico, que demanda muito esforço ou que, para isso, é preciso trabalhar mais. Muitas vezes, pequenas mudanças podem trazer ótimos resultados e ainda conseguir reduzir o estresse.
Para te ajudar nisso, trouxemos 10 dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo e já começar a ver sua produtividade no trabalho aumentando.
1. Otimize seu tempo
Todo mundo tem as mesmas 24 horas no dia. Nessas 24 horas temos diversas necessidades básicas. Por isso, você pode aproveitar alguns dos seus momentos para otimizar o tempo. Por exemplo: aproveite a fila no trânsito, o tempo de espera em algum estabelecimento ou durante algum exercício físico para ouvir podcasts, audiobooks ou até ler livros se for possível. Dessa forma, você consegue agregar conhecimento em diversos momentos do dia de forma muito prática.
2. Tenha uma lista de prioridades para o dia
Sim, é importante você ter uma lista de prioridades. Mais importante ainda, é que ela seja feita e organizada com alguma antecedência. Muitas pessoas gostam de fazer isso no domingo a noite, outras na segunda pela manhã ou na sexta a tarde, planejando as principais ações da semana. Neste caso, veja dentro da sua rotina quando é melhor e comece a colocar em prática. O tempo que você perderá pensando sobre suas tarefas diárias não volta, por isso ter planejado suas principais metas ajuda a saber o que entregar e acompanhar como está o andamento do seu trabalho.
3. Aprenda a dizer Não
Toda vez que a gente diz Não para alguma coisa na verdade a gente está dizendo Sim para outra mais importante. Saber dizer não é fundamental para que você foque no que realmente faz a diferença. Se você costuma dizer sim para tudo, muitas vezes sua pauta fica sem controle e muitos dos projetos com mais potencial acabam ficando para trás, então aprenda a dizer não para coisas que não são importantes e priorize o que realmente vale a pena o seu esforço.
4. Faça uma coisa por vez
Cada vez mais é preciso ser multitarefa, saber fazer várias coisas diferentes e entregar projetos distintos. Porém, ainda que seja multitarefa é preciso saber focar, pois trabalhar em excesso com muitos projetos ao mesmo tempo, principalmente trocando eles durante todo o dia, pode ser péssimo para a sua produtividade no trabalho. Se você não consegue focar, acaba não conseguindo ver um projeto com mais profundidade, entregando pouca qualidade e também gerando um desgaste mental. Existem diversas técnicas sobre a organização do tempo durante o dia, mas basicamente saber separar horários para resolver assuntos específicos e não ficar mudando a todo instante já ajuda muito. Você se sentirá muito mais produtivo, pois os resultados aparecerão mais rápido e com um esforço menor. Faça uma coisa por vez com eficiência, foco e agilidade.
5. Não procrastine
O ser humano tem a tendência de deixar para fazer depois o que poderia ser feito hoje. Esse é um ponto primordial, afinal, procrastinar faz parte da nossa natureza. Não esqueça que procrastinar é deixar uma responsabilidade para o outro dia, logo, você não irá se livrar dela, apenas adiar um trabalho que pode acumular com tantos outros e virar uma bola de neve. Como dito na dica anterior, foque em um problema e resolva-o o mais rápido possível se ele é de alto impacto ou pode gerar problemas, sua pauta ficará muito mais resolutiva e produtiva.
6. Continue aprendendo
Quanto mais experiências você adquirir e mais aprender, melhor será seu raciocínio e também sua criatividade para encontrar a solução de um problema. Continue aprendendo e você vai conseguir mais conhecimento para te auxiliar nos percalços e nas metas do seu dia.
Procure descobrir aplicativos que podem otimizar seu trabalho, muitas das ações que você faz, as vezes podem ser feitas de forma automatizada ou mais prática, liberando mais seu tempo para o que você pode fazer de diferente. Estamos vivendo um momento de ampla transformação digital, não fique para trás e continue aprimorando seu desenvolvimento.
7. Acredite em si mesmo
Se as coisas não está correndo bem, não desanime. É importante que você confie em si próprio, você alcançará sim suas metas e objetivos! De nada adiantará ser produtivo se você não confia em seu potencial.
Portanto, encha seu peito de orgulho e sinta-se capaz. Caso as coisas não estejam dando certo, siga nossas dicas, faça uma pequena pausa e pense em como colocar as coisas no lugar.
8. Faça pausas em sua rotina de trabalho
Pausas são importantes para que o seu foco seja mantido. Muitos pessoas acabam trabalhando por oito horas ininterruptas, e isso pode gerar resultados que fogem do esperado e, em alguns casos, até mesmo desastrosos.
De acordo com Tony Schwartz, autor do livro “A maneira que estamos trabalhando não está funcionando” para ser ainda mais produtivo, você precisa fazer pequenas pausas, para conseguir se concentrar e produzir mais.
Essas pausas não necessariamente precisam ser intervalos para refeições, mas sim uma mudança de foco, para que a cabeça descanse e consiga se distrair, voltando a desempenhar o trabalho com a mente limpa após a pausa. Aproveite para ir ao banheiro ou beber água.
9. Mantenha uma rotina saudável
Exercícios físicos são comprovadamente benéficos a sua rotina. Quem inclui atividades físicas tem mais disposição para encarar o dia a dia. É o que concluiu um estudo feito pela universidade americana Appalachian, que descobriu que pessoas que se exercitam com frequência têm níveis de pressão normais, dormem melhor e conseguem ser mais produtivas e dispostas durante o dia. O estudo descobriu ainda que o melhor período para se exercitar é logo cedo pela manhã. Ainda que nesse horário não seja adequado para todo mundo, a simples inclusão de alguma atividade física já traz enorme benefícios, além de ter uma alimentação saudável.
O que você come também influencia na sua produtividade no trabalho. Se você tem uma alimentação saudável significa que sua saúde tem boas possibilidades de estar bem. Durante o trabalho beba bastante água, pois um corpo hidratado raciocina melhor. Também, prefira consumir frutas e alimentos ricos em fibras e proteínas. Comidas pesadas exigem muito tempo de digestão e isso consome energia do organismo, que podem te deixar mais cansado e sonolento.
10. Durma bem
Pesquisas também dão conta que uma noite bem-dormida pode melhorar o raciocínio, a memória e aumentar a produtividade. Portanto, se você tem metas ou muito acúmulo de tarefas no trabalho, busque uma boa noite de sono – médicos indicam 8 horas por noite. Você acordará disposto e focado, aumentando consequentemente sua produtividade no trabalho.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário buscar uma excelência pessoal, e nisso está incluso ser produtivo, por isso, esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que agreguem em sua construção profissional.