Como escolher o saco de lixo certo para o seu negócio?
O modelo errado do saco de lixo pode comprometer todo o processo de limpeza, além de contaminar superfícies, desperdiçar produtos e exigir mais esforço dos profissionais
Escolher o saco de lixo mais adequado para cada tipo de resíduo pode parecer simples, mas é importante lembrar que o produto deve atender com eficiência às necessidades do lugar onde será usado para garantir a segurança e saúde de todos.
Afinal, esses sacos têm a função de proteger o ambiente de resíduos contaminantes, odores desagradáveis, insetos indesejados, além de evitar que a lixeira fique revestida de insumos. O produto também deve garantir o transporte seguro dos resíduos, por isso, verifique se ele contém as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para sacos de lixo, que indica a resistência adequada para suportar o peso e o volume necessários, evitando possíveis vazamentos ou rupturas.
Para uma escolha mais assertiva, preparamos algumas dicas para ajudar empresas, hospitais, consultórios e condomínios a encontrar o saco de lixo ideal. Confira!
1 – Avalie a capacidade: O primeiro passo é definir a capacidade do saco de lixo de acordo com a lixeira disponível no ambiente. É importante escolher um que comporte a quantidade de resíduo produzida diariamente, evitando que o saco transborde e cause problemas de higiene e saúde. Por isso, também é fundamental adquirir lixeiras apropriadas para o ambiente empresarial, conhecidas como coletoras, e verificar, junto ao seu fornecedor, quais as medidas mais adequadas do saco para esses recipientes.
2 – Verifique o material e a espessura: Os sacos de lixo podem ser produzidos em diferentes materiais, como plástico, polietileno e PVC. O ideal é escolher um resistente e durável, que suporte o peso do resíduo. Para isso, conte com a orientação técnica do seu fornecedor, assim você evita ter que usar dois sacos para dar conta do insumo descartado, gerando ainda mais custos para a empresa e mais trabalho e insegurança para a equipe de limpeza.
3 – Escolha o modelo ideal: Existem diversos tipos de sacos de lixo, como os comuns (produzidos na cor preta), os de uso doméstico (mais finos e produzidos na cor azul claro), os de lixo hospitalar (devem ser brancos leitosos), os de lixo reciclável (com opções de cores), entre outros. É importante escolher o modelo de acordo com o tipo de lixo produzido pelo seu negócio, para que se cumpram as normas e regras de descarte regulamentadas por órgãos como Anvisa, Organização Mundial da Saúde e (OMS) e Ministério do Meio Ambiente.
4 – Considere a opção biodegradável: Os sacos de lixo biodegradáveis são uma opção mais sustentável, porque se degradam mais facilmente na natureza. Além disso, por serem coloridos, são uma ótima opção para separação em diferentes categorias, como papéis, plásticos, vidros e metais, de acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
TAMANHOS DE SACOS DE LIXO
LEVE – Com litragem de até 60l, suporta até 15kg e é o mais indicado para ambientes corporativos que produzem pouco lixo ou para descarte de materiais mais leves, como papéis e plástico. Indicado para lixeiras pequenas e médias que ficam no chão de cozinhas ou escritórios, por exemplo.
MÉDIO – Com litragem de até 100l, absorve até 20kg de lixo e seu uso é multifuncional, sendo adequado para todos os ambientes (inclusive externos) que produzem grande quantidade de resíduos e possuem coletoras maiores, com até 45 centímetros de diâmetro.
REFORÇADO – Para litragens maiores de 100l, esses sacos resistem até 25kg de material, ideal para resíduos volumosos e pesados, como restaurantes, condomínios, hotéis e outros.
CONCLUSÃO
Ao seguir essas dicas, fica mais fácil escolher o saco de lixo ideal para o seu negócio, garantindo a segurança e a sustentabilidade do ambiente.
Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com um de nossos representantes para receber orientações sobre a opção ideal de cor, tamanho e espessura para sua empresa, hospital, consultório ou condomínio.