Dicas importantes de higiene pessoal para quem manipula alimentos
A manipulação de alimentos é uma tarefa extremamente importante e merece todo cuidado e atenção. Ela garante que os alimentos não causem doenças ao consumidor, quando preparados ou consumidos de acordo com o uso a que se destinam.
Existem critérios a serem seguidos para evitar a contaminação desses alimentos. Começando por uma boa lavagem, a identificação de produtos estragados e claro, a utilização de roupas e materiais de segurança. Todos esses aspectos são visando higienizar o alimento e garantir que o manipulador não entre em contato com o alimento manipulado.
É importante lembrar que quando falamos de manipuladores de alimento, estamos incluindo todas as pessoas que trabalham na limpeza, armazenamento e preparação dos mesmos.
Regras a serem seguidas pelo manipulador
Não trabalhar doente: Não é indicado que o manipulador de alimentos trabalhe com algum tipo de doença, principalmente se tratando das transmitidas por vírus, como: gripe, resfriado, diarreia e febre. Os vírus podem facilmente se alocar no alimento, principalmente se o manipulador não estiver usando as vestimentas ideais.
Unhas intactas: As unhas também são importantes, ou seja: se você trabalha em cozinhas profissionais, procure estar sempre com as unhas cortadas, limpas e sem esmalte. Cozinhar com anéis também não é uma boa ideia, pois podem ocultar bactérias.
Braços e mãos sempre higienizados: Lavar sempre as mãos e os antebraços com sabão e água corrente antes de iniciar o trabalho, e depois de utilizar os sanitários.
Não misture os alimentos: Durante a fase de preparação, separe os alimentos de origem animal com alimentos de origem vegetal, de forma a evitar contaminações cruzadas.
Respeite os prazos de validade: Essa é uma regra básica. O prazo de validade é o que garante a procedência do alimento, se ele está além do prazo certificado, descarte-o. Assim, você não terá problemas com a vigilância sanitária.
Vestuário de proteção
Avental: Os aventais deverão ser de tecido, para serem usados quando a atividade realizada não envolver o uso de água, ou de borracha, para serem utilizados nas ocasiões de se trabalhar com água.
Eles evitam que agentes externos entrem em contato com o alimento e também protegem o manipulador de eventuais contaminações por alimentos.
Touca: As toucas descartáveis também fazem parte do vestuário para a manipulação de alimentos. Elas evitam que fios de cabelo caiam em algum alimento, já que isso pode se tornar uma experiência bastante desagradável ao consumidor final.
Luvas: As mais recomendadas nessa área são as de vinil ou de látex, utilizadas em atividades de menor risco. São muito resistentes e constantemente utilizadas no manuseio de carnes em frigoríficos. As luvas evitam o contato direto da mão com o alimento, protegendo ambas as partes de contaminações.
Doenças transmitidas por alimentos
Tomando os cuidados citados a cima, a ocorrência de doenças por alimentos reduz significativamente. Isso livra o consumidor de alimentos contaminados (DTA) e dos perigos biológicos (bactérias, vírus, parasitas e fungos). Como por exemplo: salmonelose, hepatite A, giardíase, gastroenterite etc.
As doenças transmitidas por alimentos ocorrem devido à falta de higiene, ao cruzamento entre alimentos crus e cozidos, ao uso de alimentos contaminados e à exposição prolongada dos alimentos a temperatura ambiente.
A manipulação de alimentos é um assunto sério e merece ser levado com atenção e responsabilidade. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.