Futuro da empresa: esteja preparado para crescer
No mundo corporativo, é sempre necessário que você tenha uma visão estratégica sobre o futuro da empresa. Mesmo que seja impossível termos certeza de qual será o cenário econômico nos próximos anos, é importante que você saiba como planejar seu negócio para que suas chances de sucesso aumentem.
Confira a seguir 5 dicas que irão te ajudar nesse planejamento.
1. Fique de olho nas tendências
As tendências ditam as regras do mercado. Portanto, descobrir tendências que afetam seu negócio antes da concorrência pode proporcionar muitas vantagens para o futuro da empresa.
É comum empreendedores focarem grande parte da sua energia em criar produtos inovadores, mas esse não é o principal ponto para o sucesso. Novidades se aplicam a segmentos específicos do público, ao passo que tendências podem alcançar muito mais consumidores. Além disso, novidades também tendem a perder sua serventia, pois tendem a ficarem mais caras e terem menos funções. Já as tendências, tendem a ficar cada vez mais acessíveis e úteis. Os telefones móveis, por exemplo, existem desde a década de 40, mas eram extremamente caros e inacessíveis. Seu uso só aumentou quando as empresas se expandiram, e mais pessoas puderam adquirir os aparelhos por um preço mais em conta.
Com o intuito de projetar seu negócio para o futuro, se mantenha atento nas novidades que podem ser transformadas em tendências. Converse com sua equipe, parceiros e até mesmo outros grandes líderes e troquem ideias sobre o assunto.
Busque a opinião de pessoas em quem você confia. Debata sobre os problemas atuais do mundo e suas soluções por meio de tendências. O sucesso do seu negócio depende da capacidade de se preparar para as mudanças que vêm por aí.
2. Boa gestão de funcionários
Algo visto como uma forte tendência para o futuro dos negócios é a boa gestão de funcionários. Os colaboradores constroem o futuro da empresa, a partir do momento em que são eles quem ditam seus sucessos ou fracassos. Se sua empresa possuir uma má administração de funcionários, a probabilidade de pessoas insatisfeitas, rotação e desligamentos aumentam, causando uma má impressão da empresa perante o mercado de maneira geral. Portanto, prezar por uma boa gestão é algo importante, que traz novas oportunidades e faz os trabalhadores se interessarem em exercer ainda melhor suas tarefas.
3. Ofereça produtos que seu público precisa
Nesse ponto, é muito importante que você conheça seu cliente e o mercado onde ele está inserido. Entender suas dores e necessidades é fundamental para que você entregue ao cliente um produto útil, assertivo e necessário.
Aqui não se trata somente sobre análise de dados, mas estar em contato direto com o cliente. Independente do tamanho de sua empresa, é importante sempre ter um setor dedicado ao atendimento ao cliente. Entender sua visão sobre seu produto/serviço, sua opinião e, até mesmo, melhorias sugeridas.
Algumas empresas tendem a descartar os diversos feedbacks de seus consumidores e isso é um erro gravíssimo. Mais do que entender como seu cliente se sente em relação ao que sua empresa oferece, você deve entender como ele vê seu negócio como um todo.
Às vezes, seus clientes têm uma solução para algum desafio que você nem mesmo tinha percebido. São eles que estão do outro lado e, portanto, sabem melhor do que qualquer outra pessoa quais pontos devem ser melhorados e quais oportunidades sua empresa pode estar desperdiçando. Na verdade, se você der uma chance, existe uma grande possibilidade da sua empresa aprender quais desafios aquele cliente está enfrentando e adaptar suas soluções para ajudá-lo.
4. Conheça o mercado digital
Algo que a IBM e o Google estão apostando fielmente nos últimos anos, é a inteligência artificial. Mais do que entregar valor para a própria empresa, esse tipo de investimento também está sendo pensando com foco no cliente, visando melhorar seu atendimento e experiência com a marca.
De acordo com a previsão da empresa de consultoria Gartner Inc., em 2020 cerca de 85% das interações dos consumidores com as marcas serão feitas usando inteligência artificial. Portanto, fique atento à essa novidade e veja formas de aplicá-la em sua empresa.
5. Networking
Principalmente quando se trata dos pequenos e médios negócios, o futuro da empresa depende muito da capacidade de se firmar parcerias com as pessoas certas – sempre em busca do benefício mútuo.
Isso envolve encontrar um parceiro que o ajude a inovar onde você não consegue – recebendo em troca a mesma ajuda, pois o networking verdadeiro ocorre quando todos sabem que possuem o mesmo valor.
– Participe de eventos e cursos na sua área.
– Procure empresas/empreendedores a quem você possa oferecer ajuda.
– Tenha como missão de encontrar valor em qualquer pessoa que conhecer.
– Comece a fazer networking antes de precisar, ou seja, comece agora!
– Tenha um plano. Se todos têm um valor, você precisa saber qual é o seu. Antes de ir a qualquer evento, tenha em mente seus talentos, forças, habilidades e conexões.
Tudo isso ajudará você a encontrar as pessoas e as parcerias certas para o futuro do seu negócio. Projetar o seu negócio é dominar essa arte.
E aí, gostou da matéria? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e te ajudem com o futuro da sua empresa!