Dicas de Vendas

Saiba como renovar seus produtos parados no estoque

17 de agosto de 2018
Saiba como renovar seus produtos parados no estoque

Um estoque que se renova é um ponto crucial para o sucesso de um empreendimento, isso porque um negócio bem-sucedido precisa de giro nos seus produtos. Quanto mais as mercadorias giram, menos produtos ficam parados sem vender e consequentemente, menos dinheiro fica parado.

Mas é claro que essa não é uma missão simples e nem sempre é possível acertar em tudo. É normal alguns produtos terem dificuldade de saída. Para isso não ocorrer, o responsável pelas compras precisa saber a demanda do mercado e o que os clientes realmente desejam comprar, isso reduzirá a quantidade de produtos estagnados no estoque.

Separamos alguns pontos que podem auxiliá-lo a se livrar do que está parado em seu estoque, visando a sua renovação e também um aumento de capital de giro para o seu caixa.

  • Analise e classifique os produtos

Negócios de sucesso não deixam simplesmente os produtos parados no estoque empoeirando, é necessário analisá-los. Para buscar a maneira ideal de contornar esse prejuízo, é fundamental encontrar maneiras de vendê-los.

Classifique-os pelo seu valor, entenda quais são as categorias que mais sobraram e os que tiveram uma maior dificuldade de saída, seja pelo: valor, modelo, cor, data de validade (caso trabalhe com produtos com vencimento). Isso lhe auxiliará com promoções e também para que você fique mais atento quando for realizar a próxima compra ao seu negócio.

  • Realize promoções

O primeiro passo para entendermos as promoções é sabermos que realizá-las não significa perder dinheiro ou vender por um preço inferior. Elas são importantes para que você consiga um fluxo de caixa imediato, pois geralmente geram ótimas vendas. O ponto principal das promoções é literalmente desocupar um produto que está estagnado e sem perspectiva no estoque.

Isso gerará além do dinheiro e do espaço, uma otimização no seu capital de giro, que todo empreendedor sabe que não pode faltar. Além disso, a promoção pode trazer novos clientes para sua loja, o que também é importante visando fidelizar uma clientela.

Mas fique atento! Nas promoções é importante que você diminua sua margem mas não jogue os produtos para o preço de custo, isso lhe trará prejuízo, pois muitas vezes o produto envolve outros gastos, como a logística, frete, valor da viagem para adquiri-los, isso abrange muito mais que apenas o custo do produto, e tudo isso deve ser levado em consideração.

Se mesmo com as promoções alguns produtos ainda sobrarem, você pode fazer vendas combinadas com eles. Use produtos de mesmo segmento e planeje um grande desconto para a peça que você precisa “se livrar”, fazendo com que o cliente leve uma outra mercadoria. No pior dos cenários, caso você precise de muito espaço no estoque, é possível fazer o famoso “compre um, leve dois” que não trará lucros financeiros, mas liberará o estoque e também deixará o cliente muito satisfeito.

Após vender o produto, não esqueça de marcá-lo como inativo. Sempre aprenda com seus erros, e repetir um produto que não vendeu, é de longe uma má ideia.

  • Motive seus funcionários

Os funcionários muitas vezes acabam se animando com as mercadorias novas, e oferecem aos clientes logo as “novidades”, isso não está errado, mas também não quer dizer que os produtos antigos precisam ser esquecidos.

Essa mentalidade também é responsável por produtos antigos estagnarem no estoque, pois muitas vezes eles nem foram mostrados para o cliente pelo vendedor, que mostra logo de cara as novidades.

É importante sempre mesclar a oferta dos produtos, isso fará o estoque girar melhor. Você pode até pensar em aumentar a comissão em cima de produtos mais antigos, assim os funcionários podem se sentir motivados a mostrar um leque maior de opções ao consumidor.

  • Procure outros públicos

Se os clientes que entraram na sua loja literalmente viram e não levaram seu produto, pense em investir e mostrá-los para diferentes públicos. Use redes sociais, impulsione divulgações e faça com que pessoas que nem conhecem seu negócio descubram seu produto.

Essa é uma boa alternativa para encontrar interessados nos produtos com pouca saída, já que tudo hoje é extremamente segmentado.

  • Valorize seu produto

Para finalizar, nunca desqualifique seu produto pelo fato de ele estar parado no estoque. É importante que você entenda que ele teve um custo para estar ali e não deve ser vendido de qualquer forma.

Muitas empresas acabam fazendo de tudo para vender esses produtos, cometendo até o erro de vender a prazo, no nome da pessoa. Isso é um grande erro, pois não te dá garantias de que o dinheiro será recebido. Mais vale a produto na sua mão parado, do que entregá-lo de graça ao mercado.

Portanto lembre de sempre valorizar a sua mercadoria, mesmo que você “não aguente” mais vê-lo em sua loja.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe auxiliado numa gestão melhor de estoque, visando uma maior rotatividade e renovação.

Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

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