Dicas de Higiene e Limpeza

5 pontos importantes na compra de papéis toalha e higiênico

19 de setembro de 2019
5 pontos importantes na compra de papéis toalha e higiênico

A Goedert está há mais de 30 anos no mercado de higiene e uma dificuldade que sempre percebemos, são as dúvidas que alguns consumidores têm na hora de encontrar os tipos de papéis toalha e higiênico, ou até mesmo guardanapos, certos para o seu negócio, deixando muitas vezes apenas o valor do produto influenciar em sua escolha.

Você já reparou que os papéis toalha e higiênico estavam muito finos, ásperos ou até mesmo com uma tonalidade diferente? Isso acontece porque existem diversos tipos de papéis, de alta ou baixa absorção, com celulose virgem ou reciclados, com diferentes gramaturas, a gama de diversificação é grande. Por isso, trouxemos neste post as 5 principais dicas que vão lhe auxiliar na escolha dos tipos de papéis indicados para seu estabelecimento ou até mesmo para o uso pessoal.

1. Fibras Virgens ou Recicladas?

A primeira coisa que as pessoas costumam se atentar, é sobre o fato de o papel ser fabricado 100% com celulose virgem, fibras celulósicas ou fibras recicladas.

A diferença entre as três é simples. Mas muitas pessoas confundem o papel com fibras de celulose virgem com o de fibras celulósicas. Entenda qual a diferença:

100% Celulose Virgem: Material fabricado com matéria prima virgem. Utilizam a celulose pura, sem que ela tenha sido utilizada para a fabricação de nenhum outro papel.

100% Fibras Celulósicas: Material feito com a apara que sobra na produção do papel de celulose virgem.

Fibras Recicladas: Feita com material que foi usado pelo menos uma vez em outro processo (seja apara das fibras celulósicas, folha sulfite, revistas, jornais, dentre outros).

Sabemos que a sustentabilidade é um tema que está cada vez mais em alta e tem grande importância para o futuro e bem-estar do nosso planeta. No entanto, na hora de comprar papéis toalha ou papéis higiênicos, o recomendado é que você sempre opte por um com 100% celulose virgem. Isso porque esse papel tende a não esfarelar, ser mais resistente e apresentar uma qualidade melhor durante o uso.

Os outros, por não serem feitos 100% com celulose virgem, acabam tendo uma dificuldade maior na absorção da água – normalmente ela se espalha de um lado para outro do papel, sem que haja nenhuma ação de secagem – e isso faz com que o gasto de papéis toalha e higiênico seja maior.

Vale também ressaltar que quanto maior a quantidade de material reciclado colocada na fabricação do produto, maior será a aspereza do papel (no entanto, a suavidade do papel toalha não deve ser confundida com a maciez do papel higiênico. Neste caso, é usado um tipo diferente de fibras e aditivos específicos para obtenção desta característica). Portanto, lembre-se que você pode sempre optar por materiais de papel reciclado em embalagens (papel craft e papelão) ou para imprimir e escrever, por exemplo, no lugar de utilizá-los em papéis toalha e higiênico.


Leia também: Reciclagem – práticas simples que fazem muita diferença


2. Gramatura

A gramatura é calculada através de uma fórmula, que calcula a espessura x densidade dos tipos de papéis. Ou seja, nada mais é do que a grossura do papel, por assim dizer.

Vale ressaltar que a gramatura em si não determina a qualidade do papel. Produtos fabricados com 100% de celulose virgem podem trabalhar com gramaturas mais baixas devido à sua qualidade (alta absorção, elevado RU e adequada resistência mecânica). Já os papéis reciclados, devido à falta de homogeneidade das aparas das quais se constituem, tendem a ter uma gramatura maior, para compensar a falta de adequada resistência mecânica à tração.

Aqui na Nobre, uma marca Goedert, nós trabalhamos com 4 tipos de gramaturas nos papéis toalha:

3. Resistência ao Úmido (RU)

O RU (Resistência ao Úmido) nada mais é do que o papel que foi produzido com um tratamento químico especial que aumenta a resistência do papel, principalmente ao ser molhado.

Saiba que o papel toalha e o papel higiênico têm necessidades opostas com relação ao RU. Enquanto o papel toalha tem que ter um RU elevado, para que não se desfaça ao ser retirado do dispenser por mãos molhadas, o papel higiênico tem que ter um RU baixo, para que suas fibras se desagreguem rapidamente em contato com a água, evitando possíveis entupimentos nos vasos sanitários e redes de esgotos.

4. Brancura

O último ponto não é algo que você deve se atentar, mas sim um mito sobre a forma de determinar a qualidade do papel.

Esqueça a história de que quanto mais branco ele for, maior será sua qualidade. Mesmo que no papel com 100% de celulose virgem você raramente vá notar a presença de pontos pretos na composição – diferentemente dos papéis reciclados –, até mesmo papéis reciclados podem ser embranquecidos com alvejantes para “maquiar” a aparência dos diversos tipos de aparas utilizadas.

Na Europa, por exemplo, os consumidores costumam preferir um papel mais amarelado, já que esta coloração reflete melhor a característica natural da celulose virgem.

5. Fluxo de Pessoas

Dependendo da quantidade de pessoas que circulam no ambiente onde você irá dispor os papéis toalha e higiênico, ou os guardanapos, a demanda de seu produto irá mudar também. Confira a seguir:

Papel Toalha

Baixo fluxo de pessoas: O Papel Toalha Interfolhas é o ideal nessa situação. Isso porque ele requer um investimento menor na hora da compra do toalheiro (dispenser) – que é mais barato, se comparado a outros modelos.

Alto fluxo de pessoas: Nesse caso, o Papel Toalha Bobina funcionará perfeitamente. Mesmo que a compra de seu dispenser exija um investimento maior, ele proporciona uma excelente economia por corte de folhas. Ou seja, o investimento no toalheiro será maior, mas o fluxo de compra de papéis diminuirá, já que esse modelo tem um desempenho melhor quando se trata de locais com alto fluxo de pessoas.

Papel Higiênico

Baixo fluxo de pessoas: O Papel Higiênico Cai-Cai ou Rolinho proporcionam economia e, principalmente, praticidade na hora do uso. Além de que, seu dispenser/suporte ocupa menos espaço no local.

Alto fluxo de pessoas: O ideal é que seja utilizado o Papel Higiênico Rolão, que funciona da mesma maneira que o Papel Toalha Bobina. Mesmo ele ocupando um pouco mais de espaço, a durabilidade desse tipo de papel em locais com grande movimentação é maior, garantindo uma reposição mais esporádica de folhas de papel.

Guardanapos

Na hora dos guardanapos, o indicado é que sempre se procure optar pelo Guardanapo Interfolhas. Isso porque ele oferece economia e praticidade na hora de retirar o conteúdo do dispenser, proporcionando muito mais funcionalidade ao consumidor.


E aí, gostou do conteúdo? Lembre-se de sempre se atentar ao tipo de fibra da qual o papel é fabricado, se a gramatura do mesmo está de acordo com a sua necessidade, se ele possui RU e quais são os tipos de papéis toalha e higiênico indicados para o fluxo de pessoas onde você irá disponibilizá-los.

No caso de restar alguma dúvida, é só deixar um comentário!

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS