Dicas de Vendas

7 dicas para aumentar suas vendas no Carnaval

14 de fevereiro de 2019
7 dicas para aumentar suas vendas no Carnaval

As datas comemorativas são cada vez mais usadas como estratégia para fidelizar clientes e aumentar vendas. O Carnaval é uma delas – e não é só quem vende fantasias e adereços para a festança que pode se beneficiar da data. Mesmo as lojas que não estão nos ramos que tradicionalmente lucram na época, podem (e devem) aproveitar o período para realizar ações promocionais e divulgar seus produtos.

Tendo isso em mente, criamos uma lista de dicas para você ter sucesso nas vendas neste Carnaval.

1. Busque entender o que as pessoas mais precisam

Faça pesquisas e descubra o que o público mais busca em sua loja (de acordo com o seu segmento) nesse período. Reforce seu estoque e se prepare para atender a demanda.

No caso de quem tem lojas virtuais, melhore o seu SEO, que são as palavras-chave buscadas no Google, isso otimiza as pesquisas e torna sua loja virtual mais vista. Um bom SEO significa seu site mais bem posicionado no Google, isso consequentemente poderá gerar um aumento de suas vendas.

2. Visual inspirado no clima carnavalesco

Aliar o tema com seu serviço desperta o interesse do cliente e mostra que você está ligado nas datas comemorativas. Transforme sua vitrine e/ou seu site para conseguir a atenção dos clientes, personalize sua loja inspirada no Carnaval. Seja criativo, aposte em um diferencial único, isso fará uma grande diferença no momento em que o cliente escolhe em qual loja vai entrar.

Invista em peças personalizadas, decoração temática, banners, entre outros. Caso sua loja funcione através do e-commerce, mudanças no layout da página, e-mails e posts em redes sociais relacionados à temática também irão ajudar.


Veja Como organizar sua vitrine e vender mais


3. Embalagens personalizadas

Utilize embalagens personalizadas de Carnaval. Esse pequeno detalhe pode agregar valor ao produto e à marca, além de ser uma ótima forma de surpreender os clientes. Oferecer pequenos brindes que remetam à data também pode ser uma estratégia interessante.

4. Bônus e cupons promocionais

Faça uma campanha que estimule o retorno do cliente após a data. Quem comprar durante o período, por exemplo, pode receber um desconto na próxima aquisição. Esses cupons ajudam a atrair novos clientes, recuperar os clientes inativos e, também, fidelizar os que já compram com frequência.

5. Acesso mobile

Hoje, com o aumento da disponibilidade da internet em dispositivos móveis, o tempo que as pessoas passam em frente ao computador é cada vez menor. Por isso, preocupar-se com o visual da sua loja em todos os dispositivos, criar canais de vendas pelo WhatsApp, além de divulgar produtos e promoções pelas redes sociais são algumas das dicas para incentivar o consumo – não somente no período de Carnaval, mas de forma geral.

6. Promoções caem bem nessa época

O Carnaval fica no começo do ano, período em que boa parte dos brasileiros estão com o orçamento comprometido pelos impostos e pelas contas do final do ano. Vender produtos ou oferecer vantagens no pagamento dos mesmos pode ser um grande atrativo ao consumidor.

Aproveite também a oportunidade para realizar promoções de produtos que tiveram pouco giro nos últimos meses, movimentando o estoque parado.

7. Comunique com antecedência

Como citamos no tópico anterior, promoções caem muito bem nessa época do ano. Porém, muitos clientes costumam viajar nesse período. É importante certificar-se de que todos estejam sabendo das promoções de sua loja antes do feriado. A estratégia é utilizar ferramentas como e-mail marketing ou até mesmo as redes sociais para os consumidores ficaram atualizados antes de viajarem. Se você quiser trabalhar também fora da internet, invista em outdoors, folders, cartazes e divulgações em rádios de bairro. A dica vale, principalmente, se você anunciar produtos que possam ser úteis no feriado.

Dica extra: Independente do segmento da sua empresa, o aumento no fluxo de pessoas durante esse período do ano cria demandas maiores de limpeza e higiene para os estabelecimentos que as receberão. Restaurantes e bares, por exemplo, precisarão comportar mais consumidores em seu interior. Por mais que os reflexos sejam positivos, como um maior consumo e consequentemente mais lucro para bolso do proprietário, ainda há fatores de manutenção e higiene que precisam ser levados em conta. Por isso, atenção redobrada na hora da limpeza e dos cuidados com a higiene de seu estabelecimento!

E caso sua loja venda produtos de limpeza, aproveite também para conferir nosso post sobre Os produtos de higiene e limpeza mais procurados no Carnaval, essenciais neste período e que não podem faltar no estoque de lojas de produtos de limpeza.

Esperamos que nossas dicas lhe ajude a ter um maior número de vendas nesta data tão festiva e alegre do ano. Gostou da matéria? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! Seu feedback é de extrema importância para a nossa empresa.

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