Como economizar água na limpeza
Em 2015 tivemos a crise hídrica no Brasil, que acarretou na escassez de água, prejudicando inúmeras pessoas. Algumas mudanças em nossos hábitos podem reduzir o consumo de água e nos ajudar na economia financeira, além de um consumo sustentável.
1 – Sempre ouvimos falar em economizar, entretanto a reutilização também pode trazer grandes resultados, reaproveite a água da chuva, banho, máquina de lavar e também a do ar condicionado para limpar a calçada, automóveis e usar na descarga de vasos. Para não atrair o mosquito da dengue utilize recipientes com tampas.
2 – Ao fazer a limpeza de louças ensaboe com a esponja, mantendo a torneira fechada, quando finalizar coloque tudo dentro da pia, tampe o ralo e só abra a torneira para retirar o sabão. Este ato agiliza o processo, pois a água passa por todas as louças e diminui o gasto.
3 – Quando for utilizar produtos químicos é importante esperar por um tempo para que possa reagir na superfície retirando os resíduos, evitando assim a adição de líquido. Devemos lembrar que esses produtos são feitos a base de água, logo economizamos indiretamente. Deve-se ter uma atenção a indicação do fabricante, alguns produtos tem que ser diluídos antes na água para depois serem aplicados.
4 – Evite lavar roupa muitas vezes durante a semana, procure acumular quando possível, lavando o máximo de cada vez.
5 – Parece loucura, mas é possível lavar o carro usando menos de um litro de água, para isso precisamos de panos de microfibra, um pulverizador e shampoo especial de lavagem. Dilua o produto na água e aplique com o pulverizador na lataria do carro, passe o pano de microfibra para que a sujeira seja absorvida, depois use outro pano que esteja seco para dar brilho e acabamento.
Nos itens abaixo escolhemos alguns produtos que também ajudam muito na limpeza e auxiliam na economia de água.
6 – A utilização de materiais de limpeza feitos com microfibra dispensam a aplicação de produtos químicos, como por exemplo os mops, espanadores e a luva mágica, o último item citado é ótimo para limpeza de superfícies delicadas, removendo a sujeira e a gordura, além de dar brilho.
7 – O gasto usando mangueiras na limpeza é muito grande. O ideal é utilizar baldes, pois esses armazenam melhor a água, otimizando a limpeza e reduzindo o desperdício. Existem algumas linhas com divisor de águas, que separam a água limpa da suja, além de alguns possuírem o sistema quebra ondas, que ao deslocar o balde reduz o derramamento de água e evita acidentes. Combinando com o mop úmido pode se fazer uma limpeza muito mais prática, eficiente e utilizando somente a quantidade de líquido necessário, não precisando tocar no pano nem fazer esforço.
8 – Os pulverizadores ou borrifadores são ótimos na limpeza, pois direcionam a água no local exato a ser higienizado, diminuindo a quantidade a ser usada e rendendo muito mais.
9 – Dependendo da quantidade de sujeira, é interessante limpar superfícies com panos multiuso, que são ótimos na limpeza a seco, não riscam e não soltam fiapos.
10 – O rodo mágico em PVC consegue absorver e transferir o líquido de um local para o outro, é possível reaproveitar a água com muito mais facilidade.
Confira outros Produtos de higiene e limpeza para ajudar na sua economia diária
E você, tem alguma dica de como economizar água na limpeza e gostaria de nos contar? Deixe nos cometários abaixo! Todos juntos podemos ter um mundo muito mais sustentável!