Cuidados na postura durante a limpeza
A grande maioria das pessoas sofre só ao pensar na faxina de casa, ainda mais se o serviço for pesado. Na maioria das vezes, o trabalho braçal significa fadiga e dor no corpo inteiro no dia seguinte, sendo que boa parte dessas dores é resultado direto de uma má postura em sua realização.
Você sabe, por exemplo, o que é a síndrome de Burnout? Trata-se de um termo que designa o esgotamento pelo consumo excessivo de energia no trabalho repetitivo, principalmente o trabalho pesado braçal, podendo gerar doenças psicossomáticas. As maiores queixas, além da exaustão muscular, são relacionadas a tendinite, cãibras e demais dores nas costas, inflamação no nervo ciático e problemas com hérnia de disco. Todavia, há maneiras de suavizar e até extinguir esses sintomas com uma boa postura e alongamentos antes da rotina de trabalho. É por isso alguns cuidados na postura são essenciais para preservar a saúde do seu corpo ao realizar qualquer atividade.
Qualquer atividade física não deve ser realizada por períodos estendidos de tempo, e isso não pode ser diferente para a faxina. Afinal, a limpeza de casa pode ser também considerada como um exercício físico como todos os outros, você não acha? Sabemos que muitas vezes a limpeza é feita no pouco tempo que temos livre em nossa agenda (que já é apertada), porém é preciso ponderar o tempo diário que passamos forçando nosso corpo. O recomendado é que não se passe mais de duas horas realizando os afazeres domésticos, sempre preocupando-se em dar as devidas pausas para alongamentos e descansando de 15 a 20 minutos quando necessário.
Antes de tudo, precisamos falar sobre a ergonomia, que é a ciência que estuda o homem e a sua relação com seus instrumentos de trabalho. Ou seja, visa organizar o trabalho de maneira que o ser humano otimize o seu bem-estar.
Para facilitar sua vida, separamos em alguns tópicos os cuidados maiores que você deve ter para manter a postura durante a higienização:
Ao arrastar ou levantar móveis pesados:
Abaixe-se com os joelhos dobrados, abdômen contraído e pés bem separados. Caso queira carregá-lo, o faça junto ao corpo, com as duas mãos e mantendo um ângulo de 90º do tronco. Peça ajuda para uma pessoa próxima caso alguém esteja disponível.
Varrer e aspirar:
Tente utilizar apenas aparelhos com o cabo grande, proporcional a altura de quem está o utilizando. Evite inclinar-se para frente, mantendo uma postura ereta com os pés afastados o tempo inteiro. Para limpar embaixo dos móveis, agache sentando-se sobre seus pés e contraindo o abdômen, levando a vassoura pra frente e pra trás em vez de se debruçar e forçar a coluna.
Limpar lugares altos:
Nesses casos, é sempre ideal usar um banquinho ou uma escada. Elevar os braços acima dos ombros fazendo força apresenta um grande risco para sua postura.
O barato pode sair caro: dicas para não entrar numa fria na compra de produtos de limpeza
Arrumar gavetas e o guarda-roupas:
Essa tarefa em particular pode ser muito demorada e forçar bastante a coluna e os ombros, especialmente se você forçar o movimento de “levantar e se abaixar” repetidamente. Utilize o mesmo banquinho usado antes para sentar-se e depositar seu peso e para arrumar gavetas mais baixas e para apoiar-se ao limpar setores mais elevados do guarda-roupas.
Ao cozinhar e lavar a louça:
Mantenha postura ereta com os músculos abdominais contraídos e de preferência com um pé apoiado em um pequeno banco. Lembre-se de deixar todos os utensílios em relativa proximidade, assim evitando a rotação prejudicial da coluna. Outra boa dica é deixar sempre a pia na altura média do umbigo, então é uma dica valiosa para quem está pensando em construir sua casa.
Saiba mais sobre os Tipos de esponjas na limpeza
Estender as roupas no varal:
Evite sempre esforçar demais os braços acima dos ombros, isso acaba forçando demasiadamente a área cervical da sua coluna, gerando grandes problemas posteriores. Adapte o seu varal para uma distância razoável e compatível com a sua altura, de preferência logo abaixo da linha do queixo.
Passar roupas:
Além de cuidado redobrado com a chapa quente do ferro de passar, ainda devemos prestar atenção com a altura da tábua, já que é uma atividade que exige muito dos braços e ombros. Outro segredo é apoiar um pé enquanto realiza o trabalho, sempre alternando entre os dois para evitar a fadiga.
Ao escovar os dentes:
Com uma mão apoiada na pia, deixe um pé sobre um banco e incline-se levemente para frente, focalizando o movimento no quadril e na coluna. Mantenha o abdômen contraído.
A disposição dos utensílios:
Ao guardar seus equipamentos em seus lugares, fique atento(a) para manter os aparelhos mais leves na parte de cima do armário, os utensílios que você usa com mais frequência na parte do meio, e os que você menos usa (ou mais pesados) na parte de baixo. Afinal, sabendo onde estão as suas coisas, você não perde tempo nenhum procurando. Além do que, essa distribuição torna mais fácil a movimentação dos aparelhos quando utilizados.
Sabemos que na maioria das vezes é mais fácil realizar algumas ações sem pensar se é o ideal para o nosso corpo, mas também há confiança que o trabalho de limpar a casa é mais recompensador quando feito da maneira correta. Esperamos que essas dicas ajudem você a limpar a casa com menos riscos e maior aproveitamento, além de poupar sua energia e bem-estar cuidando melhor da sua postura.