Dicas de Vendas

13 dicas para melhorar seu site e vender mais

28 de junho de 2019
13 dicas para melhorar seu site e vender mais

Como um vendedor que trabalha 24 horas por dia, seu site tem potencial para ser uma de suas armas mais poderosas e a peça central de seus esforços em marketing.

Dentro da lógica atual de negócio, mais tráfego em seu site significa mais leads, mais autoridade, uma comunidade maior em torno do seu negócio, e finalmente, mais vendas, gerando mais retorno financeiro para a empresa.

Se você quer saber as melhores dicas para melhorar seu site, continue lendo!

1. Trabalhe com uma versão móvel

De 2016 até 2018, os acessos dos usuários por dispositivos móveis cresceram em 5 vezes. Pesquisas também mostram que quatro em cada cinco consumidores realizam compras online através dos celulares.

Nossas tecnologias avançaram para atender às nossas necessidades de mobilidade. Websites também são parte significativa dessa evolução. É imprescindível que seu website seja “mobile-friendly” e fácil de navegar, não importa o tipo de tela usada para acessá-lo.

2. Tenha uma página simples e organizada

Para oferecer a seu usuário uma bela experiência, enquanto eles navegam pelo seu site, é importante que eles saibam que ainda estão em seu website. Mudanças drásticas no design de uma página para outra podem fazer seu usuário se sentir perdido e confuso e com que ele perca a confiança em seu site.

Mantenha a consistência, prezando fazer tudo combinar. Desde tamanho de cabeçalhos, escolha de fonte, cores, estilos de botão, espaçamento, elementos de design, fotos utilizadas etc. Tudo deve estar dentro do tema para tornar o design de seu site coerente.

Não esqueça também de sempre deixar espaços de respiro (em branco) no design. Eles tornam seu conteúdo mais legível e permitem que o usuário foque nos elementos que cercam o texto.


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3. Ofereça informações complementares

Os usuários normalmente procuram obter o máximo de informações em um site. Por isso, procure incluir coisas como manuais de produtos, informações sobre garantia, detalhes de contato, exemplos de uso, entre outros. Traga detalhes daquilo que o cliente está comprando.

Isso demonstra que a empresa está preocupada com o usuário e transforma a página em uma fonte de informações para os potenciais clientes, que tendem a voltar mais vezes.

Também lembre-se de tornar visível o acesso às respostas de perguntas mais frequente e, principalmente, informações de contato direto com a empresa.

4. Um site rápido é essencial

Você se vê esperando com frequência mais de 30 segundos uma página na web carregar? Quanto mais seu site demorar para carregar, maior será sua taxa de rejeição.

Certifique-se de que suas páginas sejam tecnicamente otimizadas quanto possível, incluindo tamanhos de arquivos de imagem, estrutura de página e funcionalidade de plugins de terceiros. Quanto mais rápido seu site for carregado, melhor.


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5. Encontre seus 404s

Ainda falando sobre funcionalidade, garanta que todos os erros 404 (página não encontrada) sejam corrigidos em seu site.

Quando um usuário clica em um link ou uma imagem, ele espera que o mesmo conduza-o até a próxima página em que deseja chegar. Encontrar um 404 o deixará frustrado e fará com que pense duas vezes antes de gastar tempo em seu site novamente.

Para verificar se você tem algum 404, você pode usar essa verificação 404 gratuita.

6. Produza um conteúdo de qualidade

Outra maneira de atrair mais leitores ao seu site, é produzindo um conteúdo de qualidade.

Desenvolva textos bem escritos, que obedeçam às normas ortográficas e tenham uma linguagem que “converse” com o seu público. Crie bons títulos, use imagens que tenham a ver com o conteúdo e procure abordar temas dentro do seu nicho, que tenham a ver com o seu produto, serviço ou público.

7. Mensure seu tráfego atual 

Se você já está apto na publicação de conteúdo, acesse a página de configurações do seu site e observe qual é o índice de visualização dos conteúdos publicados.

Verifique quais são os posts que mais atraíram visitantes, os que possuem mais comentários e também aqueles com a menor taxa de rejeição. Faça um planejamento a partir dessas observações – o tipo de post mais procurado, horário, texto/imagem que mais chamaram atenção, e por aí vai.

8. Use diferenciação de hyperlink

Ao adicionar um link em uma página, o objetivo é que o usuário clique ali. Por isso, certifique-se de que os links sejam facilmente identificados em meio aos textos.

Texto sublinhado e/ou em cor diferente atrai a atenção do leito e deixa claro que é ali onde ele deve clicar.

9. Utilize técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma poderosa ferramenta para aumentar o tráfego da sua página. É uma técnica que busca trabalhar a construção de conteúdos e o código de um endereço na web para elevar as chances da sua página aparecer em primeiro lugar nos sites de busca (como o Google) e capturar a atenção de clientes em potencial.

Para isso funcionar, gere conteúdos relevantes, com palavras-chave personalizadas e específicas do seu negócio. Você também pode trabalhar com bons títulos e na inserção de links dentro dos posts.

Algo que também deve ser levado em consideração são as imagens. Elas ajudam a entender melhor o texto e também podem te ajudar com um melhor posicionamento no Google. Quando você for carregar as imagens, renomeie o arquivo com a palavra-chave do artigo escrito. Assim, se o usuário quiser salvar a imagem abrindo-a separadamente em outra aba, a sua palavra-chave aparecerá na URL.

10. Estimule a interação do seu leitor

O engajamento é fundamental para o crescimento do número de leitores fiéis de uma página. Estimule a interação de seus leitores através da caixa de comentários, por exemplo, com chamadas para ação (call to action) que incentivem o mesmo a interagir com a empresa.


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11. Use as redes sociais

Usar os perfis sociais é uma boa maneira de aumentar as taxas do seu site. Se você tem uma loja virtual, por exemplo, ofereça ofertas limitadas que levem o cliente para uma página específica, ou aposte em uma campanha patrocinada incentivando seus consumidores a conhecerem uma nova coleção.

Se você não trabalha com e-commerce, a dica é gerar conteúdos ricos e relevantes em seus posts. Tenha em mente que o cliente vai parar no site de sua empresa a partir do conteúdo postado. Se você postou o link de um texto que está em seu blog, por exemplo, as informações contidas ali devem chamar atenção para que o consumidor, posteriormente, se direcione ao restante do conteúdo do site.

Mas lembre-se que apenas compartilhar conteúdo nos canais sociais não é suficiente, você também precisa participar ativamente. Participe de discussões em grupo com hashtags em sua conta no Twitter, responda as perguntas nos posts de seu Facebook e interaja com seus leitores, crie promoções no Instagram que possam ser divulgadas através dos stories.

12. Utilize plugins de compartilhamento

Ainda falando sobre redes sociais, os plugins de compartilhamento nas mesmas tornaram-se quase obrigatórios. Eles permitem que seus leitores divulguem rapidamente o conteúdo de sua página nas redes sociais.

13. Use e-mail marketing

Muitas empresas focam demais em atrair novos clientes através do marketing de conteúdo e acabam esquecendo de métodos mais tradicionais.

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa que, se usada da maneira correta, pode atrair ainda mais acessos para o seu site. Mas tome cuidado para não bombardear pessoas com e-mails incansáveis ​​sobre cada atualização do seu negócio.

Para ser ainda mais assertivo, segmente sua base para evitar o envio de ofertas ou conteúdos que não condizem com o perfil do consumidor. Não usar a segmentação pode causar problemas como o envio de uma oferta de biquínis para homens e de cuecas para mulheres, por exemplo.


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