Como construir uma marca de sucesso
Você já parou para pensar na importância que uma marca tem em uma empresa? O que seria do McDonald’s sem aquele grande “M” amarelo? Será que ele tem poder? E o que seria da Nike sem aquele símbolo que todos nós conhecemos? Esse é o peso de uma marca de sucesso.
A marca da empresa representa o DNA dela e faz a ligação entre a organização e o cliente. Se a sua empresa atende a necessidade do consumidor, logo o próprio ligará o seu estado de satisfação com a marca que você apresenta ao público.
Neste post vamos instruir você que busca criar ou alterar sua marca de uma forma correta, desde a criação do nome, marca, criação da logo, aplicações e gestão da marca.
Como construir?
Realize uma pesquisa: Com seus clientes e potenciais clientes, concorrentes e parceiros. Isso auxilia o empresário a reconhecer qual a imagem que o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que se espera.
Padronize: É importante que quando seus clientes pensem em sua empresa a associem com a sua marca, essa é a missão. Se seu cliente sentir satisfação com o seu serviço ele deve lembrar em como a empresa com aquela marca satisfez a sua necessidade.
Propósito: Esse é o principal motivo para sua marca existir, a sua razão. É nela que você vai erguer a sua fama e se tornar conhecido(a) no mercado. Também pense em um slogan que acompanhe sempre a sua marca. Leve-o com orgulho e sempre que puder o utilize em suas divulgações.
Naming
É o trabalho que envolve o processo de escolha do nome do produto/serviço/empresa. Que vai estabelecer uma relação direta com o posicionamento ao qual você prefere.
Ter um nome eficaz que comunique o posicionamento da empresa/marca é altamente relevante, ajudando a aumentar a possibilidade de sucesso do seu negócio.
Fique atento a algumas dicas na hora de escolher um nome para sua empresa/marca: o nome deve ser curto, fácil de pronunciar e escrever, se for de fácil memorização, ainda melhor. Também deve ser adequado ao ramo e ser permitido por lei, estando disponível para registro.
É importante que antes de escolher o nome da sua marca você faça uma pesquisa no site do INPI, para ter certeza da sua disponibilidade e evitar problemas futuros com o registro da marca.
Registro da marca
Uma marca registrada no mercado se diferencia das outras para o consumidor. O registro patenteará os direitos do nome de um produto ou serviço, e irá lhe prevenir de cópias por outras empresas, garantindo o seu direito de exclusividade com a sua marca.
Para efetuar o registro de sua marca você deve primeiro ter certeza de que o nome está disponível, depois você precisa se registrar no site, pagar uma taxa e aguardar o processamento, em seguida deve fazer a solicitação.
O pretendente ao registo deve, necessariamente, solicitar o registro de uma marca que tenha relação com a atividade da empresa, ou seja, se a empresa fabrica e comercializa alimentos, não poderá obter registro de uma marca para identificar televisores.
Paralelamente com a solicitação do registro da marca, você já pode fazer a solicitação do registro do domínio, para a criação do site.
Lembrando que o registo da marca no INPI não tem nenhuma relação com a abertura da empresa e seu CNPJ, isso deve ser feito paralelamente.
Branding
O branding é a gestão da marca, envolve todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais conhecida, mais desejada e mais positiva perante os consumidores. Tudo isso se passa em muitas áreas, desde a concepção pensada da marca até as estratégias de marketing diárias que uma empresa necessita aplicar.
“O branding é persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar” Wally Olins.
Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças? Essa também é uma das funções do branding, criar conexões com os clientes, consciente e inconscientemente, e nessas conexões se tornará possível uma fidelização do cliente, no momento da decisão de compra do produto ou serviço.
A base das ações de branding desenvolvida pela sua empresa deve ser a identidade e sua proposta de valor. A identidade envolve os valores que ela transmite, sua cultura organizacional, a história, personalidade e aparência. Todos esses aspectos devem ser bem pensados e documentados.
Já a proposta de valor é o que o seu negócio oferece de bom, o que ele faz diferente em relação as outras empresas, como sua empresa faz? Qual é a sua identidade? E o que o torna diferente?
Tendo bem claro esses aspectos na empresa, você conseguirá direcionar as ações de marketing que virão a seguir.
O branding deve ser desenvolvido por um profissional da área de marketing que pense em diversas estratégias para atrair novos clientes e admiradores. A construção do branding é algo que deve ser analisado com cautela e paciência, afinal não é do dia para noite que uma marca que ainda não existe vai se tornar consolidada no mercado.
Identidade Visual
A identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos criados para representar os valores da sua empresa, formando assim a sua marca.
É importante que antes de você decidir o desenho da sua logo, você tenha em mãos uma completa pesquisa:
- Que imagem você deseja transmitir? Mais descontraída, mais séria?
- Quem é seu público-alvo? Homens, mulheres, ambos? Qual faixa etária?
- Qual o segmento do seu negócio? Quem são seus concorrentes?
Após entender aonde você quer chegar, as escolhas de logo, tipografia e cores acabam se tornando mais fáceis. É importante que você não tenha medo de inovar, logos que são cópias de marcas famosas perdem muita credibilidade.
Busque algo simples e objetivo, para que a memorização do seu público seja mais fácil e para que você consiga aplicá-la de forma mais eficiente nas ações de marketing que você for fazer no mercado.
Outra dica é para que você não escolha a cor da sua marca pensando em seu gosto pessoal. A cor tem influência na cabeça do consumidor, portanto busque estudar o significado das cores, que pode se tornar fundamental para alcançar um resultado positivo. Os prognósticos deverão ser feitos de preferência por um especialista na área.
Depois de todo esse processo de criação da marca, você poderá dar início a criação dos materiais, como: cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, assinatura de e-mail e todos os materiais institucionais, que poderão ser desenvolvidos a partir desse momento.
Aplicando sua marca no mercado
Após identificar quem é o seu público-alvo você deverá reconhecer quem são seus concorrentes, provavelmente eles já trabalham nesse ramo há muito mais tempo que você, então tenha humildade e comece “por baixo”.
Elabore uma meta: quantos clientes eu quero atingir no meu primeiro ano no mercado? Se sua meta é atingir 5% do mercado no segmento as suas estratégias de marketing devem ser voltadas a esse percentual, lembrando que é praticamente impossível atingir todos os públicos.
Segundo alguns autores, a evolução da marca se passa por três momentos:
1. Assertivo: esse é o momento em que a marca “fala” com o consumidor e tenta mostrar a ele que o seu produto tem de diferencial em relação aos dos seus concorrentes.
2. Assimilativo: nesse estágio a marca já assume uma função de dialogar com o seu cliente, para que ele se sinta parte da expansão da marca.
3. Absorvitivo: nessa última etapa a marca e o cliente já convivem. A marca se torna algo importante na vida do cliente e ele já não pensa em comprar do seu concorrente, isso acontece quando conseguimos fidelizar o cliente.
É importante lembrar que a marca não é a chave para o sucesso, é um dos fatores para construir uma imagem de sucesso. Afinal poucas empresas famosas têm uma marca mal feita, não é?
O que faz uma marca valer muito mais é o fato de ela conseguir conquistar a confiança do consumidor. Quanto mais ela está presente na cabeça do consumidor, mais ela vende e consequentemente maior será o seu valor.
Esperamos que esse post tenha sido útil para você que pensa em criar ou alterar sua marca. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.