Dicas de Higiene e Limpeza

Limpeza em ambientes comerciais: o que mudou após a pandemia?

28 de março de 2023
Limpeza em ambientes comerciais: o que mudou após a pandemia?

Confira algumas importantes mudanças no que se refere à limpeza e à higienização e como adaptá-las no seu ambiente comercial

A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios, mas também possibilitou a evolução da limpeza e desinfecção nos ambientes domésticos e principalmente profissionais. Agora, não somente as clínicas e hospitais utilizam produtos desinfetantes e fornecem itens como álcool em gel e máscaras para funcionários e clientes. E a consciência de que todos os profissionais de limpeza devem usar roupas de proteção para evitar a propagação de doenças também aumentou significativamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Internacional de Soluções de Limpeza (ISSA), 70% dos entrevistados acreditam que a pandemia mudou permanentemente a forma como as empresas abordam a limpeza e a higiene. E segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a Covid-19 aumentou em 20% a demanda por produtos de limpeza e higiene no Brasil.

Confira abaixo algumas importantes mudanças pós-pandemia no que se refere à limpeza.

CRIAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS

Muitos químicos passaram a associar a função sanitizante com desinfetante e novas tecnologias foram criadas para facilitar a limpeza com segurança ao usuário. Tapetes sanitizantes, dispenser automático de álcool em gel (para evitar o contato com as mãos) ou com a tecla protect (que elimina 99,9% dos vírus e bactérias) e máscaras com 99,8% de Eficiência em Filtragem Bacteriológica (BFE) são alguns exemplos de inovações que ganharam força após a pandemia.

LIMPEZA CONSTANTE DE LOCAIS COM ALTO TOQUE

Nunca a higienização de superfícies e objetos foi realizada de forma tão frequente. Mesas, cadeiras, maçanetas, elevadores, interruptores, corrimões e banheiros passaram a ser desinfetados várias vezes ao dia para manter os ambientes seguros contra germes, vírus e bactérias.

CLIENTES MAIS EXIGENTES COM A HIGIENE

O que antes era apenas higienizado agora passou a ser também desinfetado, de preferência na presença dos clientes e pacientes. Agora, eles também esperam que os espaços profissionais ofereçam, no mínimo, itens como álcool em gel, papel-toalha para secar as mãos, copos descartáveis para consumo de bebidas, entre outros itens que antes da pandemia passavam despercebidos.

USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Luvas de proteção, frascos individuais de álcool em gel, aventais, propés e toucas passaram a ser vistos não somente nos profissionais da área da saúde e estética, mas também da limpeza como forma de garantir a sua própria proteção.

Passo a passo da desinfecção eficiente

Agora que você já sabe quais hábitos foram incorporados na rotina da limpeza de ambientes profissionais, confira o passo a passo para a sua desinfecção eficiente. Assim o seu espaço comercial estará de acordo com as novas normas de segurança, além de garantir a saúde e o bem-estar de clientes e funcionários.

1. Verifique se o seu espaço está bem equipado

 Dispensadores de álcool em gel em locais estratégicos são o mínimo que se deve oferecer para garantir maior proteção contra as doenças infecciosas. Outras medidas também podem ser adaptadas em banheiros, como dispensadores de sabonete e papel-toalha para maior segurança ao lavar e secar as mãos, e em salas de espera, como dispensador de copos descartáveis para bebidas como água e café, garantindo mais higiene.

2. Escolha produtos adequados

Existem diversos produtos no mercado, mas é importante escolher aqueles que sejam realmente eficazes contra microrganismos perigosos (aprovados pela Anvisa) mas também práticos de usar. Para acrescentar mais eficiência e rapidez ao processo, tenha equipamentos profissionais, como carro balde, mops, pulverizadores, rodos e panos adequados.

3. Leia atentamente o rótulo

Siga corretamente as instruções de uso marcadas na embalagem para garantir maior eficácia. Produtos concentrados são econômicos porque rendem mais, mas não esqueça de diluir conforme a indicação do fabricante.

4. Monte um cronograma de limpeza

Defina quais áreas precisam ser mais limpas e desinfetadas, com que frequência e quais os produtos mais indicados. Áreas de alto toque, como maçanetas, botões de elevadores, mesas, telefones, teclados de computador, além do banheiro merecem atenção especial. Depois, distribuía esse cronograma para os responsáveis pela limpeza.

5. Desinfete de forma correta

Antes de aplicar o desinfetante é preciso remover toda a sujeira e resíduos presentes nas superfícies e objetos. Depois, siga à risca o tempo de ação dos químicos para garantir a sua eficácia. Geralmente de 5 a 10 minutos.

6. Ventile o ambiente

Sempre que possível, após a limpeza e aplicação dos químicos, abra bem as janelas para reduzir a exposição dos colaboradores e clientes aos produtos e renovar o ar ambiente.

Seguindo esses passos você estará fazendo a sua parte para garantir a saúde e segurança de todos.

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