As 13 melhores dicas de vendas
Vender é um processo que demanda muita dedicação e conhecimento de sua área. Pensando nisso, trouxemos aqui as 13 melhores dicas de vendas para ajudar você a conseguir mais clientes e melhorar seu negócio.
1. Planejamento
Com uma boa organização você consegue render muito mais. Já comece seu dia fazendo uma lista rápida com suas prioridades. Segundo pesquisas, 15 minutos de planejamento por dia equivalem a duas horas a mais de produtividade diária.
– Qual a coisa mais importante a fazer?
– Quantas e quais pessoas você irá contactar (ex-clientes, clientes ou prospects)?
– Qual sua meta financeira para o dia?
E por aí vai. Liste os tópicos mais importantes e faça essas perguntas diárias para melhorar suas vendas.
Faça também uma lista ao fim do dia de todas as pendências restantes para o dia seguinte. Assim, além de já deixar programado suas próximas tarefas, você conseguirá dormir mais tranquilo ao fim do dia, sem que as prioridades fiquem martelando em sua cabeça para que você não as esqueça.
2. Defina seu público
Antes de prospectar novos clientes, você precisa definir seu perfil de cliente ideal. Você pode fazer uma lista com seus 10 melhores clientes, por exemplo, anotando todos os pontos que eles têm em comum e, baseado nisso, definir seu público-alvo.
A partir disso, você pode investir seu tempo vendendo para quem realmente pode comprar de você, já que possui mais potencial para se beneficiar do seu produto.
3. Seja honesto
Não subestime seu cliente em potencial. Normalmente a pessoa que entra em contato com você atrás de solução, já se cercou de informações sobre a sua empresa e os produtos que você vende.
Aumentar alguns pontos, manipular a verdade ou fingir atender clientes que já deixaram de fazer parte de sua lista é algo que facilmente afetará a futura relação com esse cliente.
4. Escute os clientes
Você precisa compreender a dor antes de vender a solução. Deixe que o prospect* fale sobre os problemas de sua empresa antes de sair dizendo como a solução que você vende funciona. Você pode estar se precipitando e oferecendo algo que ele nem precisa.
Sempre que o time comercial for falar, é preciso agregar valor. Por isso, deixe o prospect falar, anote os pontos importantes, pense na melhor solução, seja didático e mostre que o item que você está vendendo tem muito valor para ajudá-lo.
*O prospect é um estágio antes do cliente, é aquela pessoa que consome suas “soluções” e que se mostra ativa nos conteúdos, e-mails marketing etc. Isso significa que a única coisa que falta para o prospect se tornar um cliente é inserir os produtos no carrinho e efetivar a compra.
Entenda A importância da satisfação dos clientes
5. Acredite e conheça bem o produto que você vende
Após ouvir a dor do cliente, é necessário que você conheça bem seus produtos para saber exatamente o que deve ser oferecido para resolver o problema do mesmo.
E mais do que conhecer bem o que você vende, é preciso acreditar naquilo que você oferece. É preciso defender, explicar e mostrar que o que você tem em mãos é a melhor solução para o consumidor.
6. Conheça seus clientes
Além de conhecer seu produto, é necessário também que você conheça e tenha uma relação mais estreita com seus consumidores.
Criar uma conexão emocional é uma maneira muito eficaz de diminuir a distância existente entre quem vende e quem busca a solução. Através da conversa, você pode encontrar essa conexão através de um gosto em comum. Pode ser um amigo, um time de futebol, uma viagem feita, uma empresa parceira, dentre vários outros. Assim, você deixa mais fluída a apresentação daquilo que você está ofertando.
7. Siga padrões de venda
Passos a serem seguidos, frases, e-mails padrões a serem enviados, tudo isso é importante para manter a essência da empresa presente em qualquer venda. Além de assegurar a qualidade e o discurso assertivo. Assim, os processos de vendas ficam padronizados e o conhecimento pode ser rapidamente compartilhado com novos vendedores.
Porém, é importante que o vendedor saiba adaptar esse discurso de acordo com o cliente que está atendendo. Afinal, não são todas as pessoas que têm conhecimento técnico ou domínio total sobre o assunto que está sendo oferecido.
Então, cabe à equipe comercial entender o nível de maturidade do potencial cliente e trabalhar com ele de forma didática para que tudo seja esclarecido.
8. Saiba eliminar objeções
Lidar com objeções e rejeições é algo comum, mesmo não sendo fácil. Cabe ao vendedor aprender a enfrentar essas dificuldades, buscando nelas algumas soluções.
Portanto, quando o cliente em potencial tentar “cortar” a conversa, você precisa estar preparado para as objeções mais comuns com respostas inteligentes, rápidas e criativas, que resgatem o interesse dele e permitam o avanço da conversa sobre vendas.
9. Não desperdice tempo
Tempo é valioso – tanto o do vendedor, quanto o do cliente. Se a pessoa com quem você está negociando não se mostra propensa a aceitar sua oferta, não insista. Além do tempo perdido, essa atitude também poderá fazer mal para a imagem da empresa.
Busque otimizar os processos para que sejam realizados da maneira mais rápida possível – mas sempre com cuidado, muita atenção e seguindo os padrões propostos pela empresa. Por exemplo, se um lead entrar no seu funil de vendas, seja pró ativo e entre em contato o quanto antes, oferecendo a sua solução.
Normalmente um cliente em potencial tende a contactar mais de uma empresa para buscar soluções para seus problemas. Por isso, quem for mais rápido – e não perder tempo, muito provavelmente irá ganhar o cliente.
10. Organize seu funil de vendas
Falando em funil de vendas, é importante que você tenha as informações dos prospects bem claras e organizadas no seu funil.
Tenha sempre mapeado para quem você vende e as ações já realizadas em relação a ele. Se algum vendedor, por exemplo, já entrou em contato com um cliente, você saberá e evitará repetir essa ação e acabar por irritá-lo.
11. Elimine maus hábitos
Faça uma lista com coisas que você precisa parar de fazer. Ladrões de tempo – como redes sociais, atividades que podem ser terceirizadas, coisas que não agregam valor ao seu processo de venda. Anote sempre que perceber atitudes que estão prejudicando suas vendas e busque a melhor forma para solucioná-las.
12. Entenda o contexto
É preciso compreender o contexto atual no qual você se encontra. Se for em final de ano, por exemplo, possivelmente o prospect não estará propenso a fechar negócios – e é importante que você saiba que não deve pressioná-lo para isso.
Você deve sempre entender o momento atual do mercado – datas comemorativas, crises, mudanças na equipe de seu comprador, no caso de B2B – e levar isso em consideração na hora de iniciar uma venda.
13. Peça para que te indiquem contatos
Se existe alguém na sua rede com o perfil de comprador potencial de seus produtos, é provável que essa pessoa conheça mais pessoas com o mesmo perfil e assim sucessivamente.
Defina uma lista de pessoas na sua rede de contatos com as quais você tenha mais afinidade e aborde-as. Caso você tenha sucesso com a venda, peça para que elas apresentem a você outras pessoas com um perfil como os delas ou que tenham ainda potencial para comprar de você.
Gostou dessas dicas de vendas? Esperamos que elas tenham lhe ajudado. Caso tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário!