Como a embalagem pode influenciar a compra de um produto
Amanhã é dia de faxina e, como de costume, Dona Angela deu uma olhada no armário e saiu de casa para comprar os produtos de limpeza que faltavam. No carrinho os itens de sempre, mas bastou ela dar uma passada pelas prateleiras para se encantar com a embalagem de outro, que custava quase 50% do valor do mais barato, mas que se destacava dentre as outras, sua cor vibrante, uma abertura mais prática e que com certeza manusearia mais fácil com as mãos molhadas.
O produto foi para o carrinho e Dona Angela entrou para as estatísticas de milhares de pessoas que tem a mesma reação no ponto de venda. O índice brasileiro de decisão de compra no ponto de venda é o maior em escala mundial – segundo a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) – ele chega casa dos 85%.
Este indicador mostra que o consumidor brasileiro não planeja todas as suas compras, decidindo por este ou aquele produto apenas no momento da compra. Por trás deste percentual, revela-se a importância das empresas investirem em embalagens atraentes, e o desafio de prever e interpretar o comportamento do seu consumidor diante de um mercado tão competitivo.
O papel das embalagens também fica claro no processo da experimentação, recompra e troca: 79% experimentam um novo produto porque a embalagem chamou sua atenção na prateleira; 53% compram novamente um produto em função da embalagem; 46% trocam de marcas por conta de experiências negativas com a embalagem. Essa análise é da Packaging Matters, que incluiu 7665 consumidores globais.
Quem apostou nessa estratégia foi a Mr. Clean, marca popular de produtos de limpeza, que encontrou uma forma criativa de destacar a embalagem na prateleira, e que ela seja reaproveitada pela dona de casa.
A embalagem desenvolvida pelos italianos Tommaso Ceschi e Francesca Del Vigo, reinventou a função da embalagem e fez o maior sucesso entre as donas de casa. Confira o resultado que trouxe reflexo nas vendas e na imagem da empresa.
Para mais informações sobre o tema:
• Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) – www.abre.org.br
• Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) – www.cetea.ital.org.br
• Revista Embalagem e Marca – www.embalagemmarca.com.br
• Packing Design de Embalagem – www.packdesign.com.br