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Como ser inovador nos negócios

22 de outubro de 2021
Como ser inovador nos negócios

Para conquistar e manter uma posição de destaque no mercado um dos fatores primordiais é ser inovador. E se engana quem pensa que inovar tem a ver somente com processos tecnológicos ou com novos produtos. Você pode ser inovador no atendimento aos clientes, na decoração da loja, na maneira como dispõe as mercadorias, no tratamento com os funcionários, nas embalagens, etc.

Há alguns elementos que facilitam a concretização dessas ações inovadoras, como a observação, vivência, integração com as pessoas, estudo e, principalmente, a criatividade. Buscar referências em áreas distintas também é um ótimo recurso para formar ideias originais.

Por isso, diversifique os conhecimentos e abra a mente para o novo: um filme, livro, curso, uma nova amizade ou um novo hobbie, dentro da sua área de atuação ou não. Todas essas experiências ajudarão a povoar a sua mente de ideias. Afinal, um pensamento inovador não parte do zero. O que chamamos de insight é, na verdade, um somatório de reflexões, percepções e experiências vivenciadas.

Para alimentar a sua mente com matérias-primas diferentes e, assim, conseguir formar uma ideia inovadora para o seu negócio, confira essas 8 dicas que preparamos:

 

1 – Estude o cliente

Antes de qualquer atitude é fundamental conhecer bem o seu público, seus gostos, idade, preferências, necessidades, produtos mais adquiridos, para, a partir daí, criar algo de acordo com o perfil do consumidor que você quer atingir. Para ajudar, mude seu ponto de vista: coloque-se no lugar dele para entender o que chama a sua atenção. Se ele é formado, na maior parte, por donas de casa, vale a pena direcionar seus melhores espaços da loja para produtos hospitalares?

 

2- Além de analisar, pergunte a eles

Questione seus consumidores como você pode melhorar seus produtos e serviços e escute com atenção e humildade os feedbacks. Crie e divulgue um e-mail para esse fim ou disponibilize caixinhas de sugestões, assim eles poderão contribuir de forma anônima.

 

3 – Estimule e ouça os colaboradores

Deixe seus colaboradores à vontade para sugerirem ideias. São eles que estão mais próximos dos seus clientes e envolvidos em boa parte das operações, portanto, os mais indicados para identificar as oportunidades de inovar. Durante as reuniões periódicas, dê abertura para que falem sem medo e os encoraje a ousar e buscar conhecimentos externos, como cursos e livros, para que tragam novos conceitos.

 

4 – Observe o mercado e adapte-se

Analise o que os outros negócios têm de bom, concorrentes ou não, veja quais ações servem para o seu negócio e as adapte de acordo com a sua realidade e a sua área de atuação. É como fazer um jantar para uma turma de amigos. Como você quer surpreendê-los, vai pesquisar na internet as melhores receitas, mas no final sempre acaba adaptando ao seu gosto particular, ao gosto das suas visitas e aos ingredientes que você tem disponível.

 

5 – Invista em tecnologia

Automatizar ao máximo os processos do seu negócio é uma forma de inovar usando a tecnologia a seu favor. Conheça os softwares disponíveis no mercado e como eles podem ajudar na gestão do seu negócio, desde com estoques e controles de mercadoria até com as vendas do seu e-commerce e publicações no marketing digital.

 

6 – Utilize bem o espaço interno

Fuja do comum ao apresentar seus produtos. Distribua o espaço da loja de maneira inteligente, aposte em gôndolas práticas, publicidades diferenciadas e decore a loja com originalidade. Faça uma lista do que precisa ser feito e tire um tempo para pesquisar referências. Mostre-as à sua equipe, adapte à sua realidade e mãos à obra!

 

7 – Não esqueça do espaço virtual

Parte da estratégia de inovação precisa passar pelo marketing, principalmente o digital. Aproveite a abrangência que as redes sociais oferecem e ganhe seu público com criatividade lá também. E não precisa fazer dancinhas, se não quiser. Ofereça conteúdos educativos e que tenham a ver com o seu mercado, grave vídeos apresentando produtos diferentes e como utilizá-los, crie seu próprio estilo de falar com o seu consumidor.

 

8 – Parta para a ação

Você já identificou onde precisa ser mais inovador e planejou algumas ideias criativas? Então agora saia do papel! Todos sabemos que não é tão simples assim, não é verdade? Por isso, é preciso ter disciplina. Planeje a sua rotina para parar de procrastinar e faça a coisa acontecer. Afinal, nenhuma ideia é tão boa enquanto não se transforma em ação.

Bons insights e ótimas ações inovadoras para você!

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