Dicas de Vendas

Como vender produtos de limpeza na internet

23 de setembro de 2021
Como vender produtos de limpeza na internet

A Covid-19 acelerou uma série de transformações no mercado, inclusive no de produtos de limpeza e proteção. Além dos cuidados com a higiene e saúde terem se intensificado na população, a compra online desses itens também cresceu de forma rápida.

Segundo dados do Statista Digital Marketi Outlook o Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2020, 78,5 milhões de compras virtuais, um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2019. A estimativa é que o país chegue até o fim deste ano com pouco mais de R$ 14 bilhões gerados pelo e-commerce, tornando-o o maior mercado online da América Latina.

Quem já comprava pela internet esporadicamente passou a fazer disso um hábito enquanto muitos que nunca haviam sequer feito uma compra virtual, passaram a fazê-lo durante a pandemia, seja por segurança, seja por comodidade.

Uma coisa é certa, as vendas virtuais não são uma tendência de mercado, são uma realidade faz tempo e se você ainda não se adaptou a ela está deixando de fidelizar clientes e de fazer novos, ou seja, está, literalmente, deixando de faturar.

Se este é o seu caso, não se desespere! Começar um e-commerce de revendas não é difícil. A palavra-chave para dar certo é planejamento. Confira o passo a passo que preparamos para você, coloque em prática e comece a lucrar mais do que imagina.

 

Defina o mix de produtos

A primeira atitude para começar a vender seus produtos na internet é fazer uma seleção das mercadorias. Leve em consideração seu volume estocado e os pesos e medidas dos produtos, pois impactam no valor do frete. Também escolha bem seus fornecedores. Há muitos itens importados que oscilam de acordo com o câmbio.

Fornecedores nacionais de confiança cumprem com prazos de entrega, oferecem melhores condições de frete e rapidez na reposição de estoques caso haja uma demanda de pedidos maior que o esperado. Dessa maneira você conseguirá oferecer maior variedade de produtos com pouco estoque, economizando espaço físico e evitando prejuízos.

 

Escolha um bom nome

Ele precisa ser fácil de ser soletrado e compreendido, por isso, evite nomes estrangeiros ou muito grandes. Escolhe algo que represente bem o seu nicho de negócio, a sua marca. Pesquise! Peça a opinião de amigos e familiares. Depois, verifique se ele está disponível para ser registrado na internet através do site Registro.br. Esse é um passo muito importante, porque depois da definição, dificilmente você poderá voltar atrás.

 

Opte por uma plataforma assertiva

Planeje muito bem como serão as regras de venda no site: se o estoque será integrado com o centro de distribuição ou loja física, se o produto será retirado na loja ou entregue em casa, mas, antes de tudo, defina qual plataforma de e-commerce será adotada. É nela que toda mágica virtual acontece. Ela funciona como uma loja física vazia, que você vai adaptando conforme as suas preferências e necessidades.

Existem plataformas gratuitas e de fácil entendimento, que oferecem muitas funções, opção de faixa de CEP, carrinho abandonado, layouts, entre outras. Basta seguir as etapas solicitadas. Mas antes de escolher, consulte clientes que já usam a tecnologia, pergunte qual a qualidade do suporte técnico e dos trabalhos realizados e pesquise há quanto tempo ela está no mercado.

Para ajudar no conteúdo das páginas, como home, quem somos, formas de pagamento, produtos, mergulhe nos inúmeros exemplos da internet. Mas cuidado! Tenha-os apenas como referência! Não caia no erro de copiar uma página sob pena de ser abolido do ranking de sistemas de buscas, como o Google.

 

Ofereça opções de frete

O valor do frete costuma ser decisivo para fechar uma venda, por isso, trabalhe com mais de uma transportadora. Algumas possuem tabela de preço melhor em determinadas regiões. Dessa maneira, é possível criar muitas regras e promoções por faixa de CEP, como frete grátis, frete único ou entrega expressa.

E se você pretende atender apenas uma determinada região, basta definir os CEPs e incluir na plataforma. Assim, quando o cliente digitar o endereço da entrega, seu site irá informar se atende ou não o local. Mas lembre-se, quanto maior for sua abrangência, maior será suas chances de vender.

 

Invista na vitrine virtual

Aposte em fotos de alta qualidade e exclusivas ou enviadas por fornecedores confiáveis, para não se incomodar com os direitos autorais. Atente também para as descrições bem elaboradas de cada produto. Esqueça aquelas instruções estilo bula de remédio.

Coloque-se no lugar do consumidor e pense em um texto atraente, que ajude a esclarecer para que tipo de limpeza ou proteção cada produto é mais indicado. Quanto mais informação de qualidade o consumidor tiver, mais se sentirá seguro com a compra.

 

Estruture o marketing

Não adianta ter uma vitrine virtual impecável, um site eficiente, preços atrativos e produtos de qualidade se ninguém souber que isso tudo existe. Portanto, invista em um bom marketing digital. Ele é a porta de entrada para que a sua loja comece a ser conhecida. O investimento costuma ser muito mais barato e eficiente do que as publicidades tradicionais, feitas para as lojas físicas, mas precisa ser bem planejado.

Você pode começar com conteúdo nas mídias sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp são as mais comuns) e, aos poucos, investir em anúncios nessas mesmas redes e no Google. Com o tempo, o próprio Google começará a listar o seu e-commerce de acordo com as pesquisas na sua região.

Se você não tem tempo ou não entende muito de marketing digital, delegue a função a um profissional da área ou a uma agência especializada. O investimento costuma valer muito a pena, afinal, para o retorno nas mídias sociais ser positivo é preciso haver interação e dedicação ao seu público-alvo.

 

Dedique-se ao que mais importa

Como falamos acima, é fundamental fazer os seus consumidores se sentirem acolhidos. Para isso acontecer, não basta marcar presença nas redes sociais, é necessário mostrar que por trás de toda essa tecnologia há pessoas dispostas a atender suas dúvidas, reclamações, elogios ou sugestões.

Para facilitar essa aproximação, disponibilize um chat, e-mail específico para atendimento, número de telefone e WhatsApp. Deixe esses contatos bem visíveis no site. E, sempre que possível, faça um pós-venda eficiente, para estimular a fidelização.

Gostou das dicas? Então comece o seu planejamento agora mesmo para vender pela internet! Se você já possui um e-commerce, aproveite para contar um pouco sobre a sua empresa aqui nos comentários.

E conte com o Goedert Group sempre! Temos o maior mix de produtos de limpeza e proteção do Brasil e estamos preparados para lhe atender.

Boa sorte e boas vendas!

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