Limpeza no inverno: como lidar com água fria, poeira e umidade
Quem cuida da casa sabe que mantê-la limpa não é uma tarefa fácil. No inverno, graças às baixas temperaturas, conciliar as tarefas com o frio da estação torna-se ainda mais difícil.
Apesar da vontade de não sair debaixo das cobertas, é realmente preciso ter alguns cuidados extras com a limpeza da casa – e de outros ambientes também, como o local de trabalho – para evitar uma série de doenças típicas da estação.
Neste post separamos algumas dicas essenciais que vão ajudar você a sofrer menos com o frio na hora da limpeza no inverno!
1. Abra as janelas
Temos ciência de que manter os locais fechados os deixam muito mais quentinhos e aconchegantes no inverno. Mas essa é uma das características que fazem dessa estação a temporada com maior incidência de desenvolvimento de doenças respiratórias.
É importante que o ambiente fique aberto pelo menos por 1 hora durante o dia – principalmente na hora da faxina – para que o ar seja trocado, a fim de evitar a proliferação dos ácaros e o surgimento do mofo. Além disso, os raios solares quebram o ar gelado, matando os fungos e ácaros.
2. Faxina pesada
Antes que o frio se intensifique, procure fazer uma boa faxina em sua casa. Arrume os guarda-roupas, coloque as peças guardadas para tomar um sol, limpe os armários, tapetes, móveis, prateleiras etc.
Assim, você deixará o ambiente mais organizado e limpo durante a estação, dispensando a necessidade de faxinas mais rigorosas em meio às baixas temperaturas.
Aproveite também para lavar suas roupas de cama. Mantenha os lençóis, fronhas, cobertas e edredons sempre limpinhos e cheirosos para evitar o acúmulo de ácaros e fungos.
3. Aproveite o calor
Lidar com a água no inverno talvez seja uma das coisas mais desconfortáveis se tratando de limpeza. Pensando assim, dê preferência para realizar tarefas que a envolvam em horários de mais calor.
Deixe para lavar louças e roupas logo após o almoço, por exemplo, quando o sol costuma estar mais alto e as temperaturas mais amenas. No caso das roupas, isso também ajuda as peças a secarem mais rapidamente.
4. Mantenha a organização
Trabalhar para manter a organização do local ajuda a evitar o trabalho pesado na hora da faxina. Procure sempre manter os cômodos limpos e organizados no dia a dia.
Assim que manchar o fogão, por exemplo, pegue um pano e realize uma limpeza rápida, ao invés de deixar acumular outras manchas e ter trabalho dobrado quando for limpar tudo. No caso de empresas, se deixar algum líquido cair no chão, por exemplo, busque um pano para secá-lo imediatamente.
Essa dica serve para todas as estações, não somente para a limpeza no inverno!
5. Livre-se da poeira
Na limpeza no inverno, a última coisa que queremos é mexer com água por conta de todo o frio. Por isso, aposte na utilização de utensílios com alta capacidade de absorção de pó. Panos microfibra são ótimas opções que absorvem a sujeira sem a necessidade de estarem úmidos. Além disso, não levantam o pó, ajudando na qualidade do ar.
Você também pode optar por produtos práticos e diferenciados. Em vez de utilizar panos, baldes, rodos e vassouras tradicionais, busque por um Mop Spray, por exemplo, que permite que você use o produto de limpeza através de um gatilho, evitando que você encoste na água gelada e nos produtos.
Confira O poder da microfibra na limpeza
6. Banheiro
Nessa estação, o cômodo fica ainda mais propício à proliferação de fungos e bactérias por conta da umidade causada pelos banhos muito quentes.
Facilite a evaporação e absorção da umidade. Depois de banhos quentes, o ideal é manter seu box, piso e paredes sempre secos. Na hora da limpeza, utilize esponjas com alta capacidade de absorção.
Limpe o banheiro sempre que possível e, se você quer acabar com manchas de mofo nos azulejos ou rejuntes, utilize um produto como o Up Clor, que diluído em água torna-se o aliado perfeito para essa tarefa.
Esperamos que o post tenha ajudado! E lembre-se que limpar o ambiente em que vivemos é importante não somente no inverno, como também em todas as outras estações.