Conteúdo

Locais que podem ser mais sujos que seu banheiro e você nem desconfia

31 de maio de 2017
Locais que podem ser mais sujos que seu banheiro e você nem desconfia

Durante a faxina nos esforçamos ao máximo para manter a casa limpa, passamos pano, aspirador, produtos de limpeza no chão, nos móveis, vasos sanitários, fogão, lavamos a louça e terminamos achando que tudo está perfeitamente limpo, certo? Nem sempre. Alguns lugares acumulam muitas bactérias e esquecemos de limpá-los, geralmente é pelo simples fato de não enxergarmos a sujeira, assim acabamos deixando passar batido.

Vamos lhe apresentar alguns lugares clássicos que são esquecidos na hora da limpeza constantemente e que podem ter mais bactérias que um banheiro.


Controle remoto

Começamos a nossa lista com os controles remotos, afinal, quantas vezes na sua vida você já limpou o controle da sua televisão? Esses aparelhos entram muito em contato com a nossa mão e acabam acumulando muito suor, além disso, temos a comida que também fica acumulada. Para limpá-los é simples, basta passar um limpador com oxigênio ativo aplicado com um pano ou um cotonete para as áreas de difícil acesso.


Celulares

O objeto mais popular atualmente na sociedade é talvez o que mais carrega sujeira. Pesquisas mostram que celulares são mais sujos que tampas de privada, pelo fato de acumularem bactérias de todos os lugares e serem limpos com muito menos frequência. Para a limpeza você precisa de um pano umedecido com detergente, um cotonete, um pouco de álcool 70% e um lenço de papel descartável ou um algodão. Desligue o celular e faça a limpeza, uma vez na semana é o necessário, caso você esteja doente é necessário que seja feita diariamente.


Teclado do computador

Outra ferramenta muita utilizada por nós e que passa por esse mesmo dilema. O teclado é usado em casa ou no trabalho e acumula muito suor e sujeira, muitas vezes usamos transporte publico e nem lembramos de lavar as mãos antes de usar o computador, além da comida que cai nele, tornando a quantidade de germes bastante grande. Desligue o teclado e forre uma mesa com jornal ou qualquer outro papel, chacoalhe para que faça a sujeira mais grossa cair. Depois aplique um spray de ar comprimido e repita o processo. Para entender a limpeza total de um computador clique aqui.


Volante de automóvel

O volante do nosso carro também acaba se tornando um grande acumulador de bactérias, pelo fato de estarmos na rua resolvendo assuntos do cotidiano, na maioria das vezes nem lembramos de lavar as mãos. Se você lava seu automóvel em casa basta uma mistura simples de água e sabão neutro, umedeça um pano e passe suavemente. É importante lembrar que essa mistura não deve ser passada sobre as arestas da buzina e do airbag, podendo fazer com que esses equipamentos não funcionem da maneira correta. Se você lava em estabelecimentos especializados, procure um responsável que efetue toda a higiene interna necessária.


Frestas

Aqui é onde encontramos muito pó, aqueles famosos espaços entre a cama e o criado-mudo, a miníma fresta da janela, o espaço que fica ao lado da geladeira. É muito comum na correria do dia a dia esquecermos desses ‘cantinhos’ e para limpá-los basta utilizar um aspirador de pó com uma ponta longa.

 


Esponjas de limpeza

As esponjas que utilizamos quando lavamos a louça tem tempo de validade, porém, no período em que as usamos elas precisam ser constantemente higienizadas. A ‘missão’ delas é remover bactérias de louças, logo são extremamente sujas. É necessário desinfetá-las diariamente, ou de nada vai adiantar você limpar seu prato com algo que está mais sujo ainda. Coloque a esponja de molho numa solução de 1/2 colher de água sanitária para 250 ml de água e deixe por cinco minutos, depois retire, torça e a espere secar. Se necessário uma secagem rápida, basta colocar um minuto no micro-ondas em potência máxima.


Rejuntes

O rejunte é umas das áreas mais difíceis de serem limpas em nossas casas, é muito comum acabarmos deixando passar a sua limpeza, em decorrência dos anos o mofo e o limo acabam manchando o azulejo, além da acumulação de sujeira. Para efetuar a limpeza use um limpador com oxigênio ativo ou um detergente clorado, nas áreas de mais difícil acesso utilize uma escova de dentes velha.


Máquina de lavar roupas

Embora elas façam o serviço da limpeza, precisam ser constantemente limpas, de preferência de quinze em quinze dias. Pelo fato de limpar roupas sujas a sua parte interna acaba acumulando muita bactéria, com o passar do tempo as roupas começam a ficar com cheiro. Para a limpeza coloque 1/2 litro (500 ml) de água sanitária diretamente no cesto. Selecione no painel o programa de lavagem rápida, com o nível de água alta e o enxágue ativado. Deixe a lavadora realizar o programa completo.


Interruptores

Interruptores são pressionados por nós muitas vezes durante o dia, aquele nosso dedo com suor e comida passa por ali repetidas vezes, se não for limpo pelo menos uma vez por semana acabam se tornando um grande depósito de germes. A limpeza desse objeto é extremamente simples, basta um pequeno pano ou cotonete com um pouco de álcool 70%.

 


Lata de lixo

A lata de lixo reserva tudo o que não desejamos na nossa casa, apenas trocar os sacos não é o bastante porque o lixo vaza muitas vezes, deixando nos cantos da lixeira resíduos. Você já deve imaginar a quantidade de bactérias instaladas ali. Use um lava jato para limpar o cesto. Uma vez na semana é o ideal.

 


Tubos de aspirador de pó

A limpeza de um aspirador de pó não se resume apenas em limpar o reservatório que acumula pó, nos tubos encontramos muita sujeira que simplesmente acaba ficando por ali. Para limpar você pode jogar um jato de água forte e passar um pano levemente para tirar o excesso de água, depois basta deixar no sol secando antes de usá-lo novamente.

 


Borrachas da geladeira

As geladeiras são constantemente limpas quando fazemos a faxina da cozinha, o grande problema aqui é que o foco acaba sendo as prateleiras e a porta, mas as borrachas precisam ser limpas de forma igual pois, nessa parte é onde os germes mais se concentram. Use uma mistura de detergente e água, para locais de acesso mais difícil use uma escova de dente.

 


Bolsa da academia

Após o seu treino você chega em casa e corre direto para o chuveiro, as bolsas com roupas suadas são constantemente esquecidas e além de cheiro acumulam muitas bactérias. Limpe por dentro e por fora com um pano, utilize bicarbonato de sódio para eliminar os odores.

 


Conclusão

Muitos podem se espantar com a quantidade de objetos citados, ainda mais por deixarmos boa parte sem ser higienizados. Procure introduzir em sua rotina essas limpezas, são tarefas simples que geram muito resultado. Esses itens especificados acima acumulam muitas bactérias e quando deixados de lado tornam nosso ambiente sujo, mesmo após uma faxina.

Uma dica valiosa é ter sempre em mãos um álcool em gel, pelo fato de eles terem uma concentração de 70% contra antissepsia, vírus e bactérias, o álcool de limpeza além de ter uma concentração mais baixa também é agressivo contra a pele. Tenha sempre em sua bolsa ou mochila e use depois de utilizar um transporte público, quando sai da acadêmia ou no escritório. Procure passar nas mãos sempre que não for possível lavar com água e sabão.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para tornar o seu bem-estar mais agradável, lembrando que é praticamente impossível eliminarmos todas as bactérias, elas fazem parte do nosso ambiente, nossa missão é tentar diminuí-las ao máximo.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS