Dicas de Higiene e Limpeza

Os perigos no uso de produtos químicos de limpeza clandestinos

4 de janeiro de 2018
Os perigos no uso de produtos químicos de limpeza clandestinos

Você já deve ter visto produtos de limpeza sendo comercializados em garrafas pets, sem rótulos e com um preço muito abaixo dos padrões. Trata-se de produtos químicos de limpeza clandestinos, que NÃO tem aprovação da ANVISA, podem trazer sérias consequências para a sua saúde, da sua família e até de seus animais domésticos.

Itens como esses são comercializados de porta em porta ou em pequenos comércios. Não se engane com a cor ou o cheiro desses produtos, na maior parte das vezes, é apenas isso que eles tem.

Eles acabam se tornando mais baratos pelo fato do fabricante não pagar impostos sobre o produto, por não ter um controle de qualidade na fabricação e por não seguir as normas da ANVISA, utilizando produtos de baixa qualidade na composição do saneante.

Malefícios a saúde

Produtos químicos de limpeza clandestinos além de não efetuarem a limpeza ideal do local, apenas “mascarando” as bactérias, são extremamente danosos a saúde, podendo causar problemas como:

Alergias: As alergias acontecem principalmente no uso de detergentes, sabão em pó, amaciantes e água sanitária. Em casos mais graves, a alergia pode causar um edema na laringe, além de atingir também a faringe a traqueia e os brônquios. Em casos mais profundos e sem atendimento médico, podem causar até a morte do infectado.

Queimaduras: As queimaduras acontecem muito em quem usa água sanitária, pois geralmente são carregadas de soda cáustica, para torná-la mais potente e consequentemente mais lesiva ao corpo do usuário, podendo causar sérios ferimentos ao corpo devido as queimaduras.

Intoxicações: Muitos ainda pensam que intoxicações acontecem apenas se você ingerir o produto, na verdade, quando os produtos têm uma concentração muito alta, essa intoxicação pode ocorrer por inalação. Se você utilizou algum desses produtos e logo após sentiu febre ou náuseas, procure um médico o quanto antes.

E como identificá-los?

O primeiro ponto importante que você deve verificar é o número de notificação ou registro da ANVISA, tendo que ter também os dados de um engenheiro responsável, essas informações devem estar presentes no rótulo do produto.

Os saneantes clandestinos costumam ser vendidos em garrafas reaproveitadas de refrigerantes e de outras bebidas, algo que tem atraído as crianças pela cor, causando muitas infecções pelo consumo desses produtos, podendo causar problemas sérios a saúde.

Denuncie!

É importante que uma denúncia seja feita sempre que você encontrar produtos clandestinos sendo comercializados. Em caso de dúvida quanto à origem ou suspeita de irregularidade com algum produto saneante, ligue para a Anvisa (0800-644 0644) ou procure a Vigilância Sanitária Municipal ou Estadual.


Leia também Cuidados no estoque de produtos químicos de limpeza


 

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS