Qual o melhor álcool para limpeza?
Muitas pessoas utilizam o álcool na limpeza, em restaurantes, hospitais e até mesmo em casa. Mas será que é certo utilizar o álcool dessa forma? Ou o mais recomendado é usar os produtos que são exclusivos para limpeza doméstica? Separamos os mais indicados de acordo com cada utilidade.
O melhor álcool e o mais utilizado para a limpeza doméstica é o álcool com 70% de pureza. Ele oferece o melhor efeito bactericida, já que graças a sua menor concentração de água o álcool consegue penetrar de forma mais eficiente na célula da bactéria.
O álcool também é uma ótima opção para limpar e eliminar bactérias. Lembrando que limpar, desinfectar e esterilizar são processos de limpeza opostos.
Entenda A diferença entre: limpar, desinfectar e esterilizar
ÁLCOOL GEL
Com apenas 70% de pureza na fórmula, a queima é menos intensa e a evaporação é mais lenta, tornando esse tipo de álcool mais eficiente para desinfetar. Ele é o ideal para a limpeza, principalmente doméstica. Também é mais em conta, se comparado aos demais tipos.
ATUALIZAÇÃO SOBRE O CORONAVÍRUS – COVID19: o álcool 70% é o tipo mais indicado para a prevenção do vírus. Só lembre que o álcool para as mãos é diferente do álcool para a limpeza. A versão em gel para as mãos possui hidratante em sua composição, o que evita o ressecamento.
ÁLCOOL HIDRATADO
Altamente inflamável, com 95% de pureza. Os outros 5% da solução incluem água e um aromatizante malcheiroso para evitar que as pessoas bebam o produto. Ele não é indicado para a limpeza, pois evapora rapidamente pela pouca quantidade de água, não penetrando na célula da bactéria e não efetuando a limpeza desejada.
ÁLCOOL ANIDRO
Com 100% de pureza, esse álcool de uso industrial é fogo na certa. Só não serve para limpeza, já que evapora instantaneamente.
Quando evitar
O álcool não deve ser usado nos seguintes materiais, sob risco de danificação:
- Fórmica
- Borracha
- Acrílico
- Superfície de aparelhos eletrônicos
Como utilizar
No caso de tecidos, estofados, espelhos, vidros, pia e eletrodomésticos, dentre outros, o álcool não oferece tantos danos e pode ser utilizado como agente desinfetante, porém com cautela. As orientações para esses casos são:
- Opte pelo álcool gel, que é mais seguro, já que leva mais tempo para alastrar o fogo.
- Leia a embalagem antes da utilização e verifique os locais em que o produto pode ser aplicado.
- Faça pequenos testes no objeto em questão, já que o álcool pode manchar facilmente certos materiais.
- O álcool evapora rapidamente e não deixa resíduos na superfície. O ideal é aplicá-lo com um pano umedecido ou diretamente no local.
- Para usar em tecidos, como roupas, sofás e teto do carro, dilua o produto em água e aplique com um borrifador.
- Armazene o frasco em uma área bem ventilada para evitar incêndios.
Confira 9 erros comuns na limpeza
Cuidados Importantes
Desde 2002 diversas entidades da sociedade civil organizada reunidas na Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool tentam convencer os brasileiros e os parlamentares do país de que o uso dessa substância deveria ser evitado.
O álcool é um produto altamente inflamável e um dos principais responsáveis por acidentes com queimaduras graves em adultos e crianças, no entanto, o álcool com graduação entre 46 a 65 graus exterminaram entre 98 e 99,6% dos microrganismos, segundo a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Esse dado é comparável ao resultado de outros produtos de limpeza bactericidas.
Para Eraldo de Melo, diretor da empresa Conservar, em grande parte das vezes, o uso do álcool na limpeza não se justifica. “O álcool não age diretamente como agente de limpeza, apesar de muitas pessoas acharem que sim. O uso inadequado pode trazer riscos à saúde e danificar móveis. Os produtos específicos para a limpeza da casa, como detergente ou limpador geral, possuem ação bactericida, preservando móveis, equipamentos e utensílios, e não são inflamáveis”, explica.
Mas não são todos que dividem essa opinião. Se você é daquelas pessoas que não abre mão no álcool na limpeza doméstica, fique atento na diferença na utilização do álcool em gel e do álcool líquido. “O álcool líquido tem 95% de pureza e, por isso, pega fogo rápido e evapora muito depressa, tornando o produto menos eficiente para limpeza do que o gel”, explica Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da USP. Já o álcool em gel, atualmente, existem duas versões no mercado: o de farmácia para desinfetar as mãos e some frequentemente das prateleiras, nas ondas de gripe, e contém ingredientes que evitam o ressecamento da pele, como a trietanolamina, e aromatizantes; além do álcool em gel para faxina.
O que especialistas defendem é que quanto menos inflamável for o álcool, mais eficiente será a limpeza.
Veja também os Cuidados no estoque de produtos químicos de limpeza + Planilha de Controle
Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário!