Defina a estratégia certa para vender mais pelo WhatsApp
Vender produtos pelo WhatsApp não é mais novidade. Pelo contrário, essa rede social se tornou uma das ferramentas de venda mais utilizada pelas empresas, físicas ou virtuais.
Isso porque seu custo é muito baixo e seu retorno excelente. Afinal, usamos o WhatsApp diversas vezes ao dia para nos conectar com o mundo, seja para conversar, trabalhar ou comprar.
Mesmo assim, muitos ainda confundem a sua funcionalidade e acabam adotando a estratégia de negócio errada.
A principal delas é confundir Grupo com Lista de Transmissão e é sobre isso que vamos falar nesse post, além de mostrar o passo a passo de como configurar a sua própria Lista.
Lista de Transmissão ou Grupo de WhatsApp
Apesar de ambas serem igualmente ágeis na entrega da mesma mensagem para até 256 pessoas, a principal diferença está na maneira como essa mensagem é recebida.
No Grupo, todos visualizam quem são os participantes e recebem, ao mesmo tempo, o que for enviado, desde uma novidade da sua loja até a solicitação de compra de alguém.
Além disso, todos podem comunicar-se entre si e com você de maneira pública, caso essa opção não seja restrita nas configurações.
Na Lista de Transmissão, as mensagens também são enviadas para diversas pessoas ao mesmo tempo, mas o seu cliente recebe individualmente e responde de maneira privada, o que causa a sensação de exclusividade.
As Listas são muito parecidas com o e-mail marketing, porque há a possibilidade de personalizar o envio de acordo com o interesse, região, entre outros. O que pode contribuir, e muito, com a sua gestão de marketing e o seu funil de vendas.
Essa vantagem faz com que a ferramenta seja a opção mais escolhida para enviar campanhas comerciais pelo WhatsApp.
Mas se você ainda está em dúvida sobre qual escolher, vamos detalhar os prós e contras de cada uma:
Lista de transmissão do WhatsApp
Nesta ferramenta do WhatsApp, você cria uma lista como se fosse um grupo e as mensagens também são enviadas para vários contatos de uma só vez, sem precisar selecionar cada pessoa toda vez que enviar algo. Confira os prós e contras:
Vantagens
– O grande diferencial dessa ferramenta do WhatsApp é a segmentação. Afinal, é possível criar várias listas, nomeando-as por idade, região, interesse, entre outros. Assim há maior garantia que a campanha certa será enviada para o público certo.
– Talvez o seu cliente nunca perceba que faz parte de uma lista de transmissão, já que não há nada que identifique esse modo. É como uma conversa privada. O que torna a comunicação muito mais assertiva e personalizada.
Desvantagem
– Na Lista, seu cliente só receberá suas mensagens se, além de você adicioná-lo aos seus contatos, ele também adicionar o seu número ao telefone dele. Mesmo assim, as chances de enviar mensagens para alguém que realmente se interessa pelos seus produtos são muito maiores, afinal, para recebê-las, ele precisa ter concordado.
Grupos de WhatsApp
Essa é uma ótima opção para grupos pessoais, como de família, amigos, estudos ou de trabalho, porque estimula a conversa entre os participantes.
Confira os prós e os contra para a opção comercial:
Vantagens
– Há vendedores e empresas que preferem a opção Grupo por acreditarem no efeito manada, quando o comentário positivo de um consumidor pode despertar o interesse em outros.
– Se você quiser que somente o administrador (admin) seja o único a enviar mensagens para o Grupo, é só definir essa opção nas configurações.
– Diferente da Linha de Transmissão, em que só pode participar quem estiver o seu contato salvo no celular, no Grupo qualquer pessoa, independentemente de ter o seu número ou não, pode se tornar um integrante.
– Para ser menos invasivo, também há a opção de enviar um link do Grupo para os clientes, como se fosse um convite de participação. E se em algum momento você quiser bloquear a entrada de mais participantes, é só acionar a opção “bloquear link”.
Desvantagens
– Nos grupos de WhatsApp comerciais, há sempre o risco de alguém reclamar de algum produto, entrega ou serviço. Assim, o que deveria ser resolvido de maneira privada é exposto para todos os participantes.
– Algumas pessoas se sentem desconfortáveis por terem seu número de telefone exposto em um Grupo, já que pode ser facilmente copiado e usado para outro fim.
– Nem todos gostam de receber notificações do WhatsApp o tempo inteiro, principalmente quando se trata de perguntas, dúvidas e comentários de outros clientes em um grupo de venda de produtos.
– Mesmo que o cliente coloque o Grupo no modo “silencioso”, as mensagens que você deseja que sejam lidas podem passar despercebidas no meio dos comentários de outras pessoas.
Adote a estratégia certa no WhatsApp
Independentemente da forma escolhida para divulgar seus produtos e serviços pelo WhatsApp, certifique-se que o consumidor realmente deseja receber suas mensagens.
Há pessoas que não gostam desse tipo de marketing digital, o que pode resultar em perda de tempo e dinheiro para sua empresa, além de causar má impressão.
Vale lembrar também que para o WhatsApp surtir o efeito desejado é fundamental que seu público esteja bem segmentado, fazendo você ser mais assertivo em suas estratégias de venda.
Enviar promoções de produtos hospitalares para uma Lista em que a maioria é proprietária de bares e restaurantes não faz muito sentido, não é verdade?
Como criar uma Lista de transmissão
1. Com o WhatsApp aberto no celular, vá para a opção “conversas”.
2. No canto superior direito da tela, clique no Menu (os três pontinhos)
3. Selecione a opção “Nova transmissão”
4. Escolha entre 2 e 256 dos seus contatos
5. Clique em concluído (círculo verde) e sua lista estará criada.
6. Crie quantas linhas de transmissão quiser, não há um número limite.
Como personalizar uma Lista de transmissão
1. Depois da lista criada, nomeie e personalize com a imagem da sua marca.
2. Para isso, abra a lista de transmissão a ser editada
3. Toque no Menu (os três pontinhos), no canto superior direito
4. Selecione: “dados da lista de transmissão”
5. Escolha mudar o nome, adicionar ou remover destinatários (contatos).
6. Monte a sua estratégia e boas vendas!
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