Conteúdo

Os 10 mandamentos para aumentar sua produtividade

26 de outubro de 2017
Os 10 mandamentos para aumentar sua produtividade

Ser produtivo atualmente é um ponto-chave para ter um rendimento melhor no seu emprego. As empresas buscam funcionários que sejam organizados e que produzam além do esperado.

Se você tem dificuldade com a organização e precisa de conselhos para ser um profissional mais produtivo, aqui estão os 10 mandamentos que irão lhe auxiliar a aumentar sua produtividade.


    1. Otimize seu tempo

Aproveite o tempo que você gasta no trânsito ou nas filas para otimizar seu tempo. Ouça podcasts, áudio books ou até leia livros, se você estiver em um ônibus. É importante que você consiga agregar o máximo de conhecimento mesmo no momento em que você está esperando algo. Torne aquele tempo que até então era “perdido” em algo produtivo, que lhe agregue conhecimento.


    2. Tenha uma lista de prioridades para o dia

Sim, é importante você ter uma lista de prioridades. Mais importante ainda, é que ela seja feita e organizada um dia antes do seu trabalho. O tempo que você perderá pensando sobre suas tarefas diárias não volta, por isso é necessário que ela seja feita no dia anterior. Seu tempo será otimizado e sua produtividade aumentará em um horário chave, no início do expediente.


   3. Faça uma coisa de cada vez

Se você acredita que ser multitarefa e trabalhar em excesso é bom para o profissional, saiba que essa atitude nem sempre é eficiente. Realizando muitas tarefas ao mesmo tempo, você precisará alterar seu foco para uma coisa e, depois, mudar de novo, deixando tudo mais complicado. Assim, você fica sujeito ao estresse e aos erros, e provavelmente irá se atrapalhar com tanta demanda. Faça uma coisa por vez, com eficiência, foco e agilidade.


   4. Não procrastine

O ser humano tem a tendência de deixar para fazer no outro dia o que poderia ser feito hoje. Esse é um ponto primordial, afinal, procrastinar faz parte da nossa natureza. A questão é nos reeducarmos para tentar reduzi-la ao máximo. Não esqueça que procrastinar é deixar uma responsabilidade para o outro dia, logo, você não irá se livrar dela, apenas adiar um trabalho que pode acumular com tantos outros e virar uma bola de neve.


   5. Continue aprendendo

Quanto mais experiências você adquirir e mais aprender, melhores serão seu raciocínio e sua criatividade para buscar a solução de um problema. Continue aprendendo e você vai conseguir mais conhecimento para auxiliá-lo nos percalços e nas metas do dia a dia.


   6. Acredite em si mesmo

Se as coisas não estão ocorrendo bem, não desanime. É importante que você confie em si próprio, você alcançará sim suas metas e objetivos! De nada adiantará você querer ser produtivo se não confia em seu potencial.

Portanto, encha seu peito de orgulho e sinta-se capaz. Caso as coisas não estejam dando certo, siga nossas primeiras dicas, faça uma pequena pausa, e pense em como colocar as coisas no lugar.


  7. Faça pausas em sua rotina de trabalho

Pausas são importantes para que o seu foco seja mantido, muitos funcionários acabam trabalhando por oito horas ininterruptas, e isso pode gerar resultados que são “muito do mesmo”.

De acordo com Tony Schwartz, autor do livro “A maneira que estamos trabalhando não está funcionando”, para ser ainda mais produtivo, você precisa fazer pequenas pausas, para conseguir se concentrar e produzir mais.

Essas pausas não necessariamente precisam ser intervalos para refeições, mas sim uma mudança de foco, para que a cabeça descanse e consiga se distrair, voltando a desempenhar o trabalho com a mente limpa após a pausa. Aproveite para ir ao banheiro ou beber água.


    8. Faça exercícios no primeiro horário do seu dia

Exercícios físicos são comprovadamente benéficos a sua rotina, quem pratica exercícios naturalmente tem mais disposição para encarar o dia a dia. Muitos preferem se exercitar após o expediente, porém, uma pesquisa da Universidade Appalachian, da Carolina do Norte, sugere que, se você quer baixar sua pressão arterial, ter uma boa noite de sono e, consequentemente, ser mais produtivo, você deve se exercitar de manhã bem cedo.

É claro que nem todo mundo tem tempo hábil para se exercitar pela manhã, nesse caso, busque fazer sua atividade física em outra parte do dia, o importante é não ficar parado. Você perceberá como seu foco e sua disposição crescerão consideravelmente.


  9. Mantenha uma boa alimentação

O que você come também influência na sua produção no trabalho, se você tem uma alimentação saudável significa que sua saúde tem boas possibilidades de estar bem, e estando bem de saúde sua produtividade crescerá.

Durante o trabalho, beba muita água, pois um corpo hidratado raciocina melhor. Também prefira consumir frutas e alimentos ricos em fibras e proteínas. Comidas pesadas exigem muito tempo de digestão e isso consome energia do organismo.


  10. Durma bem

Pesquisas dão conta que uma noite bem-dormida pode melhorar o raciocínio, a memória e aumentar sua produtividade. Portanto, se você tem metas ou muito acúmulo de tarefas no trabalho, busque uma boa noite de sono (pelo menos 8 horas). Você acordará disposto e focado, aumentando consequentemente sua produtividade.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário buscar uma excelência pessoal, e nisso está incluso ser produtivo, por isso, esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que agreguem em sua construção profissional.


Continue acompanhando nossos posts semanais. Em caso de dúvidas, deixe um comentário.

< Anterior Próximo >

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS