6 vantagens imperdíveis da microfibra na limpeza
Utilizar o material correto na hora da limpeza é o que otimizará a tarefa no ambiente doméstico ou comercial, facilitando o serviço e deixando o espaço ainda mais limpo. Um desses materiais é a microfibra. Superversátil e com diferentes texturas e versões – desde mops a espanadores – ela pode ser adaptada a diversas necessidades de higienização. Quer saber mais? Então continue lendo para conhecer seus principais benefícios e como usar. Mas antes, vamos entender um pouquinho sobre como a microfibra é feita?
Do que a microfibra é feita?
A microfibra revolucionou o mercado de higiene e limpeza com seu poder de absorção, qualidade e imensa durabilidade. Com o diâmetro dos fios cerca de 100 vezes menor que um fio de cabelo humano, ela é formada 80% por poliéster e 20% por poliamida (as medidas também podem mudar dependendo do uso, dando mais versatilidade ao produto), sendo feita totalmente de material sintético não biodegradável.
O tecido de microfibra remove partículas poluentes, sujeira oleosa, gordura e ainda tem um forte poder de absorção sem deixar resíduos. E o que leva a microfibra a ser muitas vezes melhor que as concorrentes feitas em tecidos clássicos é o formato de suas fibras. As de algodão, por exemplo, são cilíndricas, o que diminui consideravelmente seu poder de absorção. As fibras de microfibra, por sua vez, possuem formato de “asterisco”, o que faz com que as sujeiras entrem nas cavidades do material e lá permaneçam “grudadas”.
6 vantagens da microfibra
1 – Não risca
A microfibra é perfeita para limpar desde lente de óculos até taças de cristal, além de serem as favoritas para lustrar a lataria do carro.
2 – Alta durabilidade
Mesmo após lavada diversas vezes, a microfibra mantém suas propriedades intactas.
3 – Capacidade eletrostática
Absorve poeira, sujidades e gorduras sem espalhá-las, podendo ser usada na versão mop, luva, pano multiuso, espanador, entre outras.
4- Não solta fiapos
Além de não deixar rastros, facilitando a limpeza de vidros e espelhos, consegue entrar em ranhuras que o algodão não consegue.
5 – Limpa sem químicos
Não exige mais que água na hora da limpeza e ainda pode ser usada a seco para remover pó, dar brilho, polir etc.
6 – Secagem rápida
Devido à maior quantidade de superfícies de contato, absorve 8 vezes seu peso em líquidos.
Como e onde usar
Para utilizar os panos de microfibra é muito simples: basta passar uma face do material onde deseja limpar, trocando de lado quando notar que o primeiro já absorveu bastante sujeira. Se notar um rastro de água na superfície é porque o pano está molhado demais e o excesso de água precisa ser removido.
Para limpezas gerais, o ideal é utilizar apenas o pano úmido com água morna, o que facilita a retirada de gordura e sujeiras “grudadas”.
A microfibra também pode ser usada a seco para remover o pó, já que ela atrai e retém desde as menores partículas de sujeira. Sendo usada a seco, é indicada para lustrar e dar brilho em diversas superfícies, desde vidros e espelhos a latarias de carro e taças de cristal.
Uma boa dica para evitar contaminações e deixar a limpeza ainda mais higiênica é separar uma cor do pano de microfibra para cada tipo de ambiente. Assim, o pano utilizado na cozinha não será o mesmo no banheiro, por exemplo. E para facilitar ainda mais, crie etiquetas ou alguma marca para distingui-los. Dessa forma, além de eficiente, a limpeza com a microfibra se torna ainda mais prática.
Quer mais dicas sobre como tornar a limpeza mais rápida e eficiente? Então clique aqui e confira uma matéria completa sobre 16 maneiras criativas e úteis de usar o pulverizador!